Novas iniciativas da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão

Já está on-line o novo site da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), numa plataforma mais dinâmica e intuitiva, com versão para computador e dispositivos móveis. Para além de apresentar a APPDI e todos os seus projetos e eventos, dá a conhecer as iniciativas da Carta Portuguesa para a Diversidade, disponibilizando informação e recursos úteis para todas as organizações interessadas em associar-se ao projeto. As entidades signatárias poderão usufruir ainda de uma área exclusiva a parceiros.

Ao lançamento do site (ver aqui) alia-se a divulgação do «Guia para um Recrutamento Inclusivo», pretendendo inspirar e fornecer ferramentas que possam ser úteis, promotoras da construção de um local de trabalho mais diverso e inclusivo independentemente do sector de atividade. São apresentados também testemunhos de organizações que deram já o primeiro passo nesta missão, com dicas práticas de como implementar uma estratégia de recrutamento inclusiva.

Paula Carneiro, presidente da Direção da APPDI, assinala: «Este guia para um recrutamento inclusivo, que acompanha todas as fases do processo, é o resultado de um enorme espírito de equipa, e de muita dedicação e empenho dos nossos associados e entidades signatárias do Grupo de Trabalho da Empregabilidade da APPDI. Adaptado para todos os tipos de organizações, o nosso guia promete ser uma fonte de inspiração, mas também de apoio no desenvolvimento de ambientes laborais mais diversos, inclusivos e confortáveis, onde o respeito e a valorização individual são prioridades.»

A APPDI conta com associados de renome do tecido empresarial português, bem como entidades de outros sectores, com os quais desenvolve um trabalho contínuo de formação, informação e promoção da diversidade e da inclusão.

A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.