Faleceu Raúl Caldeira, primeiro presidente da APG

Raúl Caldeira (na foto), um dos 19 fundadores da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, em 1964 (na altura com a denominação APDCP – Associação Portuguesa dos Directores e Chefes de Pessoal), faleceu no passado dia 7, no Hospital da CUF, em Lisboa. Tinha 93 anos.

Sócio número 1 da associação, de que foi o primeiro presidente, entre 1964 e 1968, Raúl Caldeira teve um papel fundamental na consolidação e na legitimação internacional da associação na década de 1960. Em julho de 1965, foi responsável pela adesão da APDCP à European Association for Personnel Management (EAPM), uma federação de associações europeias de recursos humanos fundada um ano antes e da qual a APG ainda hoje é membro de pleno direito. Foi também o grande impulsionador do «I Encontro Nacional» da associação, realizado em 1967 no Hotel Praia Mar, em Carcavelos, subordinado ao tema «As Perspectivas da Direcção de Pessoal».

Raúl Caldeira licenciou-se em Ciências Económicas pelo então ISCEF – Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atual ISEG). Foi durante a sua longa carreira profissional diretor de recursos humanos de várias empresas nacionais, como a CUF, a Lisnave ou o Grupo José de Mello. Foi ainda consultor, formador e docente universitário, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa, instituição a que esteve ligado durante muitos anos.

Em 1994, Raúl Caldeira foi distinguido com o prémio «George Petitpas», o mais importante galardão a nível mundial na gestão de recursos humanos, atribuído de dois em dois anos pela Federação Mundial das Associações de Recursos Humanos (WFPMA). Em 2006, recebeu o «Prémio APG Recursos Humanos», na categoria «Mérito».

De assinalar que Raúl Caldeira foi atleta olímpico de ginástica artística: esteve presente nos Jogos Olímpicos Helsínquia, em 1952, naquela que foi a primeira participação portuguesa da modalidade na competição. Mais tarde, viria a ser presidente da Assembleia Geral da Associação de Atletas Olímpicos (AAOP) e membro da Direção da Federação de Ginástica de Portugal (FGP).

A revista «human» e a sua equipa apresentam à família de Raúl Caldeira sentidas condolências.