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Emirates dá as boas-vindas ao primeiro de três A380

A companhia aérea Emirates junta à sua frota de 2020 o primeiro de três novos A380, movido a combustível sustentável.

Texto: Redação Human

 

A Emirates deu as boas vindas ao MSN A6-EVL, o seu centésimo décimo sexto A380, como o primeiro de três novos A380 a juntar-se à frota em 2020. O avião chegou ao Dubai na madrugada de sábado, movido por uma mistura de combustível de aviação convencional e combustível de aviação sustentável.

A companhia aérea programou receber os outros dois aviões no final deste mês, um dos quais terá o tão aguardado produto Premium Economy.

Desde a sua integração na frota da Emirates há 12 anos, o A380 tem sido um ícone da companhia aérea e o preferido do público, cativando a imaginação dos passageiros ao oferecer uma experiência de viagem única. Características únicas como o Onboard Lounge e o Shower SPA continuam a ser faladas em todo o mundo.

A experiência do A380 da Emirates continua a ser altamente procurada pelos passageiros, e muitos garantem que compram as suas viagens apenas para poder experienciar a sua amplitude, o conforto e o silêncio das cabines. Recentemente, a Emirates reincorporou os seus icónicos produtos de bordo, de modo a oferecer aos passageiros uma experiência durante a pandemia com medidas que priorizam a saúde e o bem-estar dos passageiros.

Tim Clark, presidente da Emirates Airline, afirmou: «O A380 tem sido uma história de sucesso para a Emirates, e isso refletiu-se no forte interesse por parte dos passageiros onde quer que tenhamos colocado este avião no decorrer dos últimos anos. O A380 ajudou-nos a responder eficientemente à procura dos passageiros em aeroportos com restrições de slots, apoiando as nossas operações centrais de longa distância. Com a amplitude e a tecnologia deste avião, foi-nos possível introduzir novos conceitos que melhoraram a experiência a bordo. Estamos entusiasmados por apresentar a nossa experiência Premium Economy, que fará a sua estreia num A380 nos próximos meses, e continuaremos a investir na experiência do A380. O A380 continuará a ser a nossa flagship durante a próxima década, e reimplantá-lo-emos em mais rotas à medida que a procura por viagens retomar.»

O A380 voa atualmente para Cairo, Amã, Paris, Londres, Guangzhou, Manchester e Moscovo, e recentemente os serviços foram aumentados para quatro voos diários em Heathrow, Londres, e voos diários para Moscovo. O decker de dois andares tem também demonstrado a sua versatilidade ao ser utilizado como um mini-freighter em operações de envio de carga urgente em toda a rede da Emirates.

O voo do mais novo membro da frota da Emirates foi movido por uma mistura de combustível de aviação convencional e combustível de aviação sustentável (SAF). Esta é a primeira vez que a companhia aérea usa combustível de aviação sustentável para mover um A380. O biocombustível usado para o voo foi produzido a partir de óleo de cozinha usado na Finlândia.

Tim Clark referiu ainda o compromisso da companhia aérea em reduzir o seu impacto ambiental: «A sustentabilidade continua muito presente na agenda na Emirates. Estamos a acompanhar de perto o desenvolvimento do combustível sustentável para a aviação e esperamos por tempos em que possa ser produzido em escala e de maneira competitiva em termos de custos. O nosso último voo do A380 foi parcialmente movido por combustível de aviação sustentável, e este é um passo positivo para reduzir as nossas emissões.»

A Emirates continua a apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da indústria SAF e uma maior implementação de biocombustíveis. A companhia aérea faz parte do Steering Committee of the Clean Skies for Tomorrow, criada pelo Fórum Económico Mundial para promover o desenvolvimento da SAF. A Emirates também apoiou uma série de webinars sobre o futuro da SAF nos Emirados Árabes Unidos, realizados pela Universidade Khalifa. Atualmente, um terço dos autocarros de transporte de tripulação da Emirates no Dubai são movidos a biocombustíveis, com uma das suas principais empresas contratadas de transporte de autocarros de tripulação, a Al Wegdaniyah, adotando biocombustível fornecido pela Neutral Fuels.

A Emirates continua a dar passos significativos na redução de emissões. Para além de operar com aviões modernos e económicos com uma duração média de 6,5 anos, tem um programa abrangente de eficiência de combustível que implementou uma série de iniciativas, incluindo trabalhar com fornecedores de navegação aérea em flex tracks (faixas flexíveis) ou rotas flexíveis que criam o plano mais eficiente para cada voo.

A Emirates também opera com um sistema robusto de monitorização de combustível. No solo, a companhia aérea implementa práticas de economia de combustível sempre que possível, como o uso de unidades de força que consomem menos energia a desligar um ou dois motores durante o taxiing após a aterragem. Incluem outras iniciativas operacionais como idle reverso em marcha lenta na aterragem, melhorias na eficiência de carga, gestão de peso do avião e a introdução de malas de voo eletrónicas para a tripulação de cabine.