Recrutamento com recurso a Inteligência Artificial e Blockchain

A Neotalent, empresa do Grupo Novabase especializada em encontrar talento para as necessidades de negócio das empresas, anunciou o desenvolvimento de uma nova plataforma de gestão e recrutamento de talento com recurso a Inteligência Artificial e Blockchain. O projeto resulta de uma parceria com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e o Instituto Pedro Nunes (IPN), sendo cofinanciado pelo Portugal 2020.

A plataforma insere-se num projeto abrangente da Neotalent que tem como objetivo digitalizar o mercado de talento e a interação entre os seus vários intervenientes, nomeadamente talentos, fornecedores de talento, clientes e gestores de talento.

Através de um conjunto de funcionalidades que recorrem a tecnologias nas áreas de Inteligência Artificial e Blockchain, a plataforma inclui funções de seleção, avaliação e recomendação de talento e de progressão de carreira, e um sistema de recolha, registo e salvaguarda de informação curricular.

Célia Vieira, chief executive officer (CEO) da Neotalent, refere: «As empresas querem sempre os melhores profissionais e os profissionais querem as melhores propostas e empregos. Com o mercado de TI [tecnologias de informação] em permanente mudança, as empresas em pressão competitiva e o talento especializado sob assédio constante, como é que todas as partes conseguem cumprir com as suas expectativas? A chave é perceber qual é a cultura das empresas. Não raras vezes verificamos que um determinado profissional é tecnicamente excelente, mas não se adequa a uma determinada empresa. A chave passa por um conhecimento profundo do mercado de recrutamento, da cultura das empresas e por uma aposta forte nas técnicas de seleção. A tecnologia por detrás desta nova plataforma vai acelerar este processo.»

 

Transformar o mercado de recrutamento

«O processo de seleção, recrutamento e gestão utilizado atualmente por grande parte dos empregadores é falível, não tendo sofrido alterações ao longo do tempo, pelo que não está adaptado às necessidades atuais de mercado», assinala Célia Vieira.

A gerir negócio, pessoas e clientes há mais de 20 anos, a Neotalent foi ajustando ao longo dos anos a sua abordagem e oferta à evolução das tendências, do mercado e dos próprios profissionais. Com esta nova plataforma, a empresa quer continuar a criar as condições e o ambiente adequados para desenvolver profissionais altamente especializados e assegurar o melhor talento às organizações.

Célia Vieira prossegue: «A tecnologia é cada vez mais central e decisiva para o sucesso do negócio das empresas de qualquer sector de atividade, e a procura por profissionais com competências digitais escalou para patamares nunca vistos. Mas a oferta atual de talento e a velocidade da colocação no mercado de novo talento não acompanha a procura das empresas. É por isso importante para as empresas desenvolverem instrumentos de recrutamento e seleção mais refinados que avaliem dimensões específicas preditoras do desempenho organizacional. Temos vindo a investir muito em inovação, com uma abordagem disruptiva e inovadora para captar e reter os melhores talentos que se adequem às necessidades de projetos mais ambiciosos. Este projeto vai ajudar as empresas a fazer o matching com os candidatos com base em vários inputs – cultura do cliente, exigências técnicas, características do projeto e do consultor, entre outros. Queremos transformar o mercado de recrutamento em Portugal e no resto do mundo.»

Com mais de 20 anos de experiência, o foco das soluções da Neotalent é capacitar as empresas com profissionais de excelência, capazes de facilitar a transformação positiva dos seus negócios. Nos últimos dois anos, a Neotalent contratou mais de 1.000 profissionais.