Programa de voluntariado corporativo da Henkel

O programa MIT (Make an Impact on Tomorrow) é o programa de voluntariado corporativo da Henkel, no qual são os próprios funcionários e aposentados quem arrecadaram fundos para as organizações não-governamentais (ONG’s) e os projetos sociais com os quais colaboram a nível pessoal. Ao implementar este programa em 1998, a Henkel tornou-se uma das primeiras empresas na Alemanha a criar um programa de voluntariado corporativo. Nestes mais de 20 anos, apoiou mais de 14 mil projetos globalmente em mais de 100 países através da Fundação Fritz Henkel. Atualmente, o MIT é implementado anualmente em todas as filiais do grupo e abrange propostas relacionadas com as áreas de assistência social, saúde, educação, ciências, artes e ecologia.

Especificamente na Henkel Ibérica, o programa foi lançado em 2005 e, desde então, foram realizadas novas edições anuais de forma ininterrupta. Em 2020, a Henkel Ibérica bateu um novo recorde de pedidos recebidos por parte dos seus colaboradores em Portugal e Espanha, registando um total de 31 projetos que vão receber financiamento por parte da empresa, e com os quais vão ajudar mais de 7.500 pessoas, em 10 países. O ponto diferencial e o sucesso do programa MIT estão no fato de serem os próprios funcionários a proporem a ONG, fundação ou entidade com que estão relacionados a nível pessoal e que querem apoiar através da ajuda financeira que a Henkel oferece a um determinado projeto.

Griselda Serra, diretora de recursos humanos da Henkel Ibérica, assinala: «Este ano, estamos especialmente orgulhosos em anunciar que batemos um novo recorde de inscrições. A pandemia de Covid-19 gerou uma crise social e de saúde sem precedentes, mas o compromisso da Henkel e dos nossos funcionários está mais ativo do que nunca para permanecer ao lado daqueles que mais necessitam nestes tempos difíceis.»

Nesse sentido, a este financiamento disponibilizado para os 31 projetos apresentados no âmbito do programa MIT, é adicionado o programa de solidariedade que a Henkel lançou a nível global e local para ajudar a aliviar os efeitos da pandemia de Covid-19. Através deste programa, a empresa doou dois milhões de euros ao fundo Covd-19 da Organização Mundial de Saúde e da Fundação das Nações Unidas, e a outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de limpeza e de higiene pessoal em todo o mundo. Em Portugal, a Henkel Ibérica doou mais de 14.000 produtos de limpeza e de higiene pessoal para ajudar famílias carenciadas através de três ONG’s portuguesas: Cruz Vermelha, Re-food Alvalade e Casa da Alegria. Além disso, a Henkel Ibérica integrou a iniciativa de solidariedade da Centromarca, a associação portuguesa de fabricantes, para ajudar a colmatar a necessidade de Salas de Pressão Negativa no Serviço Nacional de Saúde. Três hospitais, em Lisboa, Porto e Coimbra, receberam estes equipamentos num valor total de cerca de 50 mil euros.

 

A Henkel

A Henkel opera globalmente com um portefólio bem equilibrado e diversificado. A empresa detém posições de destaque com as suas três unidades de negócios, tanto na área da indústria como no grande consumo, graças à força das marcas, às inovações e às tecnologias. Fundada em 1876, atingiu em 2019 um volume de vendas de 20.000 milhões de euros e um lucro operacional depurado de cerca de 3.200 milhões de euros. Emprega cerca de 52.000 pessoas em todo o mundo – uma equipa apaixonada, altamente diversificada e unida por uma forte cultura corporativa, um objetivo comum de criar valor sustentável e valores partilhados.