Procura de trabalho temporário aumenta em diversos sectores

A Michael Page, que tem posição de destaque em Portugal em trabalho temporário especializado e seleção direta de cargos intermédios e profissionais de apoio qualificados, assinala que desde o início da crise de Covid-19, em março, verificou-se um aumento significativo da procura de posições temporárias, especialmente nos sectores de Healthcare (35%), Finance (45%), IT (10%) e Digital (10%).

A necessidade de recuperar a atividade nas empresas está a provocar um aumento da procura de trabalho temporário. Além disso, considerando a proximidade do final do ano, para muitas empresas esta tendência poderá aumentar nas próximas semanas.

As necessidades de talento consequentes da pandemia que vivemos explicam os valores anteriores, assim como os perfis mais procurados. Entre eles destacam-se as funções de atendimento ao cliente no sector de Healthcare, perfis administrativos dentro das várias áreas de negócio, profissionais de IT (tecnologias de informação) e Digital que apoiem as empresas no teletrabalho, e nas equipas financeiras os perfis de controlo de crédito, tesouraria ou contabilidade, como os mais procurados.

Ana Castro Dias, manager da Michael Page, refere: «A crise de Covid-19 acelerou uma tendência esperada: o trabalho temporário. Tendo em conta que a flexibilidade e a adaptação serão dois fatores importantes para o futuro do mercado de trabalho, o trabalho temporário é uma ótima forma de reforçar o capital humano com base nas necessidades específicas das empresas, enquanto controlam os custos. Por outro lado, é importante destacar que este tipo de trabalho responde também às prioridades das novas gerações, devido à maior possibilidade de fazerem mudanças profissionais periodicamente.»

Os dados da Michael Page apontam também para outros sectores cuja necessidade de trabalho temporário foi afetada com a situação atual, nomeadamente as áreas de Retalho, Hotelaria e Restauração. A explicação para o decréscimo observado nestes sectores baseia-se principalmente nos valores do verão, inferiores aos dos anos anteriores.