SEAT Art Cities
Aveiro revela última obra do roteiro

Aveiro foi a última paragem de um roteiro de arte urbana portuguesa que deu a conhecer cinco cidades, pelos olhos de cinco artistas nacionais. André da Loba desvendou o mural de homenagem a Aveiro, a sua cidade natal.

Texto: Redação Human

 

No passado dia 16 de outubro, o SEAT Art Cities deu a conhecer a cidade dos moliceiros, através dos olhos e da criatividade do artista André da Loba.

Na última paragem deste roteiro da arte urbana, que passou pelas cidades de Braga, Carvoeiro, Lisboa, Matosinhos e Aveiro, foi possível ficar a conhecer Aveiro – a cidade da ria, dos canais, da Arte Nova e dos moliceiros – através do olhar do artista aveirense André da Loba. As suas obras são conhecidas pelo registo minimalista e marcadas pelo uso da cor e pela estilização da geometria e das formas de contornos simples.

Ao volante de um SEAT Ateca, a atriz e apresentadora Madalena Brandão acompanhou o artista pelas ruas de Aveiro para descobrir os locais mais emblemáticos e inspiradores da cidade e os seus principais murais de arte urbana. O SEAT Ateca trouxe uma nova dimensão ao mercado dos SUV compactos, na medida perfeita de uma vida urbana: um SUV espaçoso, versátil e com um estilo único.

André da Loba assinalou: «Foi um prazer voltar a Aveiro com a SEAT Art Cities e o Vhils. Neste mural tentei capturar a essência da cidade que cresceu e vive à volta da ria e ao mesmo tempo fazê-la dialogar com a SEAT. Para a minha intervenção, escolhi como temas a onda e o nevoeiro, tão característicos de Aveiro. O desenho é uma onda em movimento vigoroso a rasgar nuvens tonais da neblina matinal como se, apressada, fosse acordar a cidade para mais um dia de vida líquida nos canais da memória.»

Por sua vez, Teresa Lameiras, diretora de marketing e comunicação da SEAT em Portugal, referiu: «O SEAT Art Cities curated by Vhils é a oportunidade perfeita para conhecer o património de arte urbana nacional. A arte urbana transformou as nossas cidades em verdadeiras galerias a céu aberto, onde artistas notáveis dão cor e vida a locais por vezes esquecidos. Aveiro é a quinta e a última cidade explorámos juntamente com André da Loba, que nos apresentou a sua obra localizada na Rua Carlos Aleluia, a bordo de um Ateca.»

André da Loba, artista e poeta, nasceu em Aveiro em 1979 e formou-se em Ilustração na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Publicou mais de uma dezena de livros em Portugal, Espanha e Brasil e o seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente. Foi considerado pela revista «Lürzer’s Archive» um dos melhores 200 ilustradores do mundo.

Em seatartcities.com é possível fazer esta mesma viagem, sem sair do lugar: no website encontram-se disponíveis todos os conteúdos relativos às cidades, aos artistas, às suas paredes e às suas inspirações e referências. São disponibilizados vídeos documentais e de making-of de cada cidade, num percurso mapeada em versões desktop e mobile.