10 anos de ligação ao vinho
The Yeatman retoma jantares vínicos e novas experiências de prova

A agenda do The Yeatman volta a preencher-se com os jantares vínicos, que regressam em conjunto com as masterclasses e ainda uma novidade: experiências de prova semanais.

Texto: Redação Human

 

Celebra-se o aniversário, faz-se o balanço. Desde 2010, somam-se cerca de 500 jantares vínicos, mais de mil novas receitas e quase três mil vinhos em prova. Um percurso de maturidade que permite reforçar a afirmação do The Yeatman como embaixador dos vinhos portugueses e que continua a conquistar quem visita.

Depois de um período de pausa por força da pandemia, o hotel adapta-se ao contexto com o objetivo de manter viva a tradição e de continuar a apoiar os produtores de vinhos portugueses. Reinventando o conceito, mas preservando a sua essência, este é um evento que dá a conhecer e a provar as sugestões dos mais de 100 parceiros vínicos, que apresentam na primeira pessoa as suas referências e a respetiva história. Escolhidos os vinhos, parte-se para a construção de um menu exclusivo que vai enaltecer as características de cada referência e mostrar a sua versatilidade gastronómica.

Beatriz Machado, diretora de vinhos do The Yeatman, recorda: «Os jantares vínicos fazem parte do ADN do The Yeatman. Organizados todas as quintas-feiras desde a inauguração do hotel, há 10 anos, passaram a ser muito mais do que um evento. Criámos uma tradição de reunir à mesa, semana após semana, amantes e apreciadores de vinho, ou simplesmente curiosos de todo o mundo, para descobrir o que torna cada produtor e cada região únicos. Neste momento marcado pela Covid-19, esta oportunidade ganha ainda maior dimensão. Queremos apoiar o seu percurso de recuperação e de alguma forma contribuir para uma promoção nacional e internacional do seu trabalho, dentro de portas.»

Na agenda do mês de outubro, há ainda encontros marcados com a Adega Mayor (15), a Ideal Drinks (22) e a Quinta do Gradil (29). O calendário já se encontra completo até ao final do ano e pode ser consultado aqui.

Agora, com capacidade para receber até 25 pessoas, a reserva é aconselhada através do site de eventos do The Yeatman. A decorrer a partir das 20H00, com um cocktail de boas-vindas, cada jantar tem o valor de 80 euros por pessoa.

A juntar-se ao regresso dos jantares vínicos, uma novidade para os entusiastas dos vinhos portugueses: de quarta-feira a sábado, com hora marcada, há novas experiências de prova. Informais e descontraídas, permitem «Conhecer uma região em três vinhos» (três vinhos, 35 euros); «Aprender a provar vinhos» (três vinhos, 35 euros) e ainda fazer uma «Introdução ao vinho do Porto» (três vinhos, 35 euros). Todas as provas têm a duração de uma hora, com início para as 14H30, as 16H00 e as 17H30, respetivamente. As reservas permitem sessões até 10 pessoas, que terão direito a 10% de redução em compras de vinho para usufruir na loja do hotel.

Por fim, estão também de volta as já reconhecidas masterclasses. Uma oportunidade de imergir na premiada garrafeira do The Yeatman e de percorrer as diferentes regiões vitivinícolas de Portugal, explorando os diferentes estilos e terroirs e ampliando os seus conhecimentos sobre os produtores e as marcas de vinho portuguesas. Com a duração de duas horas e uma seleção de queijos e enchidos para acompanhar, é possível optar por uma prova de seis ou 12 vinhos (120 euros e 200 euros por pessoa, respetivamente).

 

Contactos para reservas

The Yeatman, Rua do Choupelo (Santa Marinha), Vila Nova de Gaia

Tel. 220 133 100

e-mail reservations@theyeatman.com