«LeasePlan Car Cost Index 2020» destaca carros elétricos

A LeasePlan acaba de divulgar o seu índice anual «Car Cost Index 2020», uma análise abrangente que revela o verdadeiro custo de ter um automóvel (incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção) em 18 países europeus. A análise mostra que os veículos elétricos do segmento médio familiar (VE) têm agora custos competitivos quando comparados com os veículos a gasolina e a diesel na maioria dos países inquiridos.

Tex Gunning, chief executive officer (CEO) da LeasePlan, refere: «A boa notícia é que os custos dos VE estão a baixar e estamos a assistir ao desenvolvimento de um forte mercado de VE em segunda mão para os VE de qualidade usados. A má notícia é que os governos não estão a fornecer as infraestruturas de carregamento necessárias para satisfazer a procura do mercado. Os decisores políticos nacionais e locais precisam de acelerar agora e investir numa infraestrutura de tarifação universal, acessível e sustentável para permitir que todos façam a mudança para VE. Apoiar a transição para a mobilidade elétrica é o melhor investimento que os governos podem fazer – os VE são bons para os condutores, bons para a qualidade do ar, e uma das formas mais eficazes de combater as alterações climáticas.»

 

Destaque do «LeasePlan Car Cost Index 2020»

– Os VE no popular segmento médio familiar (D2) são totalmente competitivos em termos de custos em comparação com os veículos com motor de combustão interna (ICE) em 14 países, incluindo Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido.

– Os VE do segmento pequeno familiar (C1) apresentam valores de TCO muito idênticos quando comparados com os ICE em oito países: Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido.

– O custo médio mensal da condução de um carro varia muito em toda a Europa, desde 491 euros por mês na Hungria até 926 euros por mês na Suíça.

– A Noruega e a Suíça são os países mais caros para conduzir carros ICE. Por outro lado, os carros elétricos são significativamente mais baratos do que todos os ICE na Noruega e mais baratos do que os carros a gasolina na Suíça.

– A Hungria é o país mais barato para conduzir um carro a gasolina, enquanto a Grécia é o mais barato para conduzir um carro a gasóleo.

De assinalar que os 18 países incluídos no «Car Cost Index 2020» são Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. No «Car Cost Index 2020», os custos são calculados em média durante os primeiros quatro anos de propriedade e pressupõem 30.000 quilómetros de condução por ano. Para efeitos do índice, o «custo competitivo» é definido como: VE que não chegam a ser 5% mais caros do que os seus equivalentes ICE. Devido a alterações nos modelos de automóveis incluídos, os países inquiridos e o período de propriedade assumido, bem como melhorias tecnológicas gerais (incluindo baterias mais potentes e energeticamente eficientes em certos VE), não são válidas as comparações um-a-um com o «Car Cost Index» do ano passado. Segundo o «Car Cost Index 2020», o custo mensal total de propriedade para os segmentos utilitário e pequeno familiar (B1 e C1) é (dados para 18 mercados, ordenados por preço VE):

 

Gasolina Diesel Elétrico
Grécia € 547 € 534 € 594
Hungria € 537 € 538 € 642
Suécia € 643 € 655 € 646
França € 598 € 633 € 654
Portugal € 651 € 672 € 686
Irlanda € 640 € 613 € 695
Aústria € 685 € 672 € 718
Paises Baixos € 711 € 806 € 721
Espanha € 603 € 609 € 730
Alemanha € 704 € 720 € 730
Itália € 807 € 763 € 742
Reino Unido € 727 € 731 € 744
Noruega € 851 € 913 € 750
Bélgica € 686 € 709 € 797
Dinamarca € 765 € 716 € 797
República Checa € 541 € 570 € 793
Finlândia € 767 € 794 € 944
Suiça € 960 € 925 € 949

De referir ainda que a LeasePlan comprometeu-se a atingir as zero emissões líquidas na sua frota total até 2030. A LeasePlan é também um parceiro fundador da iniciativa EV100 do The Climate Group, lançada no âmbito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2017.

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