Uma parceria para a qualificação da sociedade portuguesa

A Microsoft Portugal, através do seu programa de filantropia, desenvolveu uma parceria com a Fundação José Neves, que tem como missão contribuir para a transformação de Portugal num país de conhecimento através da educação e do desenvolvimento humano. Esta parceria visa contribuir para a capacitação digital e das competências profissionais da sociedade portuguesa, dando suporte à fundação através de soluções e ferramentas da Microsoft.

De assinalar que a Microsoft tem o compromisso em dar oportunidade a todas as pessoas e empresas de concretizarem o seu potencial, promovendo o acesso e a utilização da tecnologia de forma responsável e segura. É neste sentido que se associa à fundação, que partilha uma visão semelhante e aposta na educação e nas competências em novas áreas do conhecimento associadas à tecnologia e ao digital.

No atual período de transformação, com a tecnologia a ter um papel importante na reconstrução das sociedades de uma forma inclusiva, e tendo como ponto de partida a criação de competências numa sociedade de conhecimento, a Microsoft disponibiliza a sua plataforma tecnológica na cloud para dar resposta às diferentes soluções a desenvolver pela fundação. Exemplo disso será a plataforma Brighter Future, que partilhará informação relevante sobre oportunidades de emprego, empregadores, skills e instituições de ensino. Suportada em Azure e Power BI, é direcionada a estudantes, atuais trabalhadores, candidatos a emprego e empregadores.

Paula Panarra, diretora geral da Microsoft Portugal, refere a propósito: «O contexto em que o mundo se encontra é um dos mais desafiantes das últimas décadas. Um dos passos fundamentais para promover uma recuperação económica equilibrada e segura é a expansão das capacidades digitais para preencher novas oportunidades de trabalho. Esta é uma das prioridades da Microsoft a nível mundial, e é com grande satisfação e orgulho que nos aliamos à Fundação José Neves para tornar a visão e a ambição de ambas as organizações num projeto concreto e com impacto em Portugal.»

Por sua vez, Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, explica a relevância desta ambição: «O mundo está a registar profundas e rápidas transformações. Como consequência destas mudanças, há novas profissões que vão ser criadas, outras irão desaparecer e outras ainda deverão ser reconvertidas. Precisamos, por isso, de preparar os portugueses para enfrentarem os desafios do futuro. Um futuro que se antevê cada vez mais digital e veloz, em que é crucial criar plataformas de partilha de informação credível e fidedigna que permitam aos cidadãos tomar decisões de forma célere e informada, precisamente sobre o seu futuro. E é neste contexto que a Microsoft e a Fundação José Neves vão trabalhar em conjunto.»

A Fundação José Neves nasceu da ambição do fundador e presidente da Farfetch, José Neves, de transformar Portugal numa sociedade de conhecimento, através da aposta na educação impactando cada indivíduo, que por sua vez retorna a aprendizagem adquirida na sociedade. A fundação tem um objetivo concreto: impactar social, económica e culturalmente a sociedade e tornar Portugal num país mais desenvolvido.

No dia 22 de setembro, pelas 15H00, Jean-Philippe Courtois, executive vice president da Microsoft e responsável pelas áreas de sales, marketing e operations na multinacional, estará à conversa com José Neves, no evento de lançamento da fundação, onde os temas da recuperação económica e da importância da aposta na formação e na transformação de carreiras serão os pontos convergentes. Trata-se de um evento digital, disponível através do site da fundação.