Digitalização RH
Saiba por que é tão importante

A digitalização dos processos de recursos humanos (RH) otimiza o trabalho dos profissionais da área e também o dia-a-dia de todos os colaboradores. Neste artigo, pode ficar a perceber como esta transformação é tão importante e, além disso, a conhecer um software capaz de integrar todos os processos RH e inclusive testá-lo.

Texto: Equipa Factorial HR

 

A transformação digital revolucionou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia, e cada vez mais elas buscam estar alinhadas com esta realidade. Nesse trajeto de mudanças constantes, a digitalização dos processos atinge todas as áreas das empresas, que se esforçam para acompanhar as novidades.

Hoje, as organizações buscam soluções que sejam capazes de melhorar seus resultados em menos tempo e com menos recursos. Afinal, novas implementações podem trazer grandes benefícios para o seu crescimento.

Apostar na inovação é uma vantagem que pode ajudar uma empresa a diferenciar-se no mercado, e algumas já utilizam até tecnologias de inteligência artificial e de realidade virtual. Esta é a grande vantagem da digitalização dos negócios: impulsionar o crescimento da organização e aproveitar a oportunidade de melhorar a eficiência de cada processo e de cada estratégia.

 

Digitalização dos recursos humanos

No Departamento de Recursos Humanos não é diferente. Na verdade, é um dos que mais beneficia com o uso de tecnologias. Os profissionais dessa área costumam gastar muito tempo e muita energia em tarefas repetitivas e burocráticas, e por isso muitas vezes não conseguem focar-se no que realmente importa: as pessoas.

A digitalização está a mudar a realidade dos recursos humanos. Processos que antes eram demorados e repetitivos ganham agilidade e já não é mais necessário lidar com eles diariamente.  O trabalho dos profissionais de recursos humanos envolve muitas pessoas, muitos dados, muita documentação. Por conta disso, pode ser difícil organizar tantas informações e resolver todos as questões se os profissionais precisarem de fazer tudo isso de forma manual.

Elaboramos este artigo para ajudar a perceber as vantagens de digitalizar os processos de uma empresa e como é possível promover essa mudança. Por fim, indicamos um software que pode ser testado de graça e que é capaz de otimizar e integrar todos os processos de recursos humanos: o software de RH da Factorial (ver nota sobre a empresa no final).

 

Vantagens da digitalização

As vantagens de digitalizar os processos de recursos humanos são as seguintes:

– Melhorar a performance

É sempre possível otimizar os resultados, e quando uma empresa está alinhada com as transformações digitais esse caminho é bem mais simples. Com um software que auxilia na gestão de desempenho e emite relatórios de RH, é possível detetar e resolver fraquezas antes que estas se tornem um problema e avaliar se as estratégias da empresa estão a funcionar.

– Integrar informações

As empresas contam com muitas informações internas e externas. Organizar e analisar estes dados é uma das tarefas mais importantes de diversas áreas, do Departamento de Recursos Humanos ao Departamento Financeiro. Automatizar o armazenamento de dados e integrar as informações da empresa é essencial para evitar erros e simplificar as tarefas do dia-a-dia.

– Otimizar o tempo e a produtividade

Dizem que tempo é dinheiro, certo? Mas é também qualidade de vida, bem-estar e produtividade. Com tantas atividades burocráticas perde-se um tempo valioso que poderia ser usado para o trabalho e para a vida pessoal dos colaboradores. A digitalização dos processos de recursos humanos muda totalmente a realidade da empresa e permite que os colaboradores consigam colaborar mais com o seu crescimento.

– Acesso remoto

Com a crise do Coronavírus, vimos o quanto é importante ter a opção de realizar as tarefas de forma remota. Por muitos meses, o teletrabalho fez parte da realidade de muitas pessoas, e algumas empresas pensam até em torná-lo definitivo. Com as tecnologias disponíveis hoje em dia, grande parte do nosso trabalho pode ser feito à distância, mas para isso é preciso implementá-las antes que se torne algo urgente e complexo de realizar. A possibilidade de realizar tarefas à distância dá flexibilidade aos colaboradores, vantagem que eles muito valorizam hoje em dia.

– Evitar erros

Um grande benefício da digitalização de processos é poder evitar erros desnecessários. A automatização minimiza as possibilidades de erro humano, limitando a responsabilidade da empresa.

 

Simplificar processos

Quem não esteve já em alguma situação em que precisou de lidar com tantos papéis que já não sabia mais o que estava a procurar? Ou perante inúmeras folhas de cálculos que tiveram de ser nomeadas diversas vezes a cada nova atualização? Está aí outra grande razão para a perda de tempo. Contar com sistemas digitais capazes de automatizar e guardar informações melhora imensamente as coisas a este nível. Para além disso, a empresa evita o desperdício de papel e atua de acordo com a responsabilidade socio ambiental corporativa.

Como digitalizar?

As possibilidades para digitalizar uma empresa são imensas. Hoje em dia, há muitas opções à disposição. Pode-se optar por ter muitas aplicações e programas diferentes para atender a cada necessidade ou então escolher um só programa que integra todos os processos, todos os recursos e todas as informações.

Utilizar aplicações móveis ou sistemas de armazenamento na nuvem é uma pequena parte da transformação digital. Se pudermos ir mais além, o ideal é buscar soluções que resolvam todos os nossos problemas (ou a maioria deles). É por isso que trazemos aqui uma dica que ajuda a automatizar todos os processos de recursos humanos de uma empresa: o software de RH da Factorial.

Primeiro, vamos para o grande diferencial: pode-se experimentar o software durante 14 dias de graça, sem compromisso.  Para além disso, a vantagem de ter um software com várias funcionalidades é que ele une diversos processos diferentes num mesmo sistema e automatiza a maioria das tarefas repetitivas que um profissional de recursos humanos tem de fazer todos os dias.

Por fim, a vantagem financeira: com um único software, acaba por se economizar, já que ao invés de se investir em muitos sistemas diferentes investe-se apenas num.

O software da Factorial dá uma nova perspetiva ao trabalho e integra todos os processos de recursos humanos no mesmo sítio.

 

Recursos disponíveis

Deixamos ainda alguns dos recursos disponíveis no software:

– Gestão de documentos: organizar e partilhar documentos em massa.

– Gestão de férias e ausências: gerir férias, ausências e baixas; aprovar ou negar solicitações rapidamente e saber o motivo das ausências do dia.

– Relógio de ponto digital: os colaboradores podem picar o ponto de qualquer sítio e os gestores podem controlar os horários à distância.

– Assinatura digital de documentos: pode-se enviar documentos para os colaboradores e recebê-los assinados, tudo on-line.

– Gestão de turnos: organizar e atribuir turnos aos colaboradores.

– Sistema de recrutamento e seleção: criar um portal de carreiras e fazer a gestão de todos os processos.

Relembramos que é possível experimentar estes e outros recursos durante 14 dias, gratuitamente. Dessa forma, é possível avaliar se uma empresa realmente irá beneficiar com eles e se vale a pena o investimento.

 

 

»»»» A Factorial HR é uma empresa espanhola com sede em Barcelona e está a expandir o seu software para o mercado português. Trabalha com todos os processos de gestão de recursos humanos e automatiza as tarefas manuais dos gestores da área. e Recursos Humanos. No blogue da empresa há um link, aqui, através do qual é possível conhecer o referido software. No site da empresa é possível efetuar em registo e fazer o teste do software.

 

Nota: imagem, Factorial HR