Fundação Ageas cria programa de resposta ao desemprego

A Fundação Ageas, do Grupo Ageas Seguros, em parceria com o Impact Hub Lisbon, lançou um programa que pretende ser uma resposta ao aumento do desemprego em Portugal, resultante da crise pandémica.

Através da criação de uma versão on-line da Escola de Impacto – Programa de Empreendedorismo e Inovação Social, nasceu assim o «Relança-te», que consiste num percurso de capacitação e motivação de oito meses que inclui um bootcamp, um programa de aceleração e incubação, acompanhado por formadores e mentores experientes. Todas as fases preveem um processo de seleção e só os projetos selecionados seguem para a fase seguinte.

Para apoiar a mudança para o empreendedorismo, a Escola de Impacto on-line «Relança-te» oferece uma bolsa de 1.500 euros a cada um dos 10 projetos selecionados para os três meses de Incubação.

Célia Inácio, presidente da Fundação Ageas, assinalou: «A crise pandémica que vivemos teve fortes consequências a nível social e económico. O período de confinamento, e a consequente paragem da economia, aumentou drasticamente a percentagem de desempregados em território nacional. A Fundação Ageas quer ser parte da solução, evitar o desemprego de longa duração e ajudar a relançar a economia, através da capacitação de pessoas, mas também da motivação, por forma a voltarem a acreditar que é possível recomeçar, daí o nome desta versão da Escola de Impacto on-line ‘Relança-te’.»

O Impact Hub Lisbon, parceiro estratégico da Fundação Ageas, será responsável pela gestão e pela implementação do programa. Para Francesco Rocca, gestor da Impact Hub Lisbon, «a crise pandémica de 2020 tem consequências graves, mas representa também uma oportunidade para criarmos e incentivarmos melhores soluções». Mais: «Os negócios de impacto com preocupações sociais e ambientais são fulcrais na reconstrução social futura e pretendemos com este programa relançar carreiras e apoiar os empreendedores na construção do seu projeto.»

O programa, que promove a transição dos novos desempregados para o autoemprego, apoia projetos de empreendedorismo sustentável, com responsabilidade social, ambiental ou económica, com modelos de negócio sustentáveis e objetivos de impacto adaptados ao mundo futuro, destina-se a:

– quem tem mais de 21 anos e ficou numa situação de desemprego, de lay-off ou com uma significativa redução do seu rendimento;

– quem iniciou um projeto de empreendedorismo sustentável ou gostaria de empreender num projeto desta natureza;

– quem tem disponibilidade total para participar no programa de aceleração e desenvolvimento, com elevado nível de compromisso.

As candidaturas para a primeira edição estão abertas até 12 de outubro. Mais informações aqui.