Apresentação da Rede Global da Diáspora

A Rede Global da Diáspora, plataforma digital promovida pela Fundação AEP e que pretende unir os portugueses espalhados pelo mundo e ajudar as PME (pequenas e médias empresas) a aumentar as exportações na diáspora portuguesa, vai ser oficialmente apresentada hoje, dia 16, quarta-feira, pelas 17H00, em formato on-line.

A cerimónia oficial irá contar com a participação da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. A participação é gratuita e aberta à comunidade, mas sujeita a inscrição aqui.

Com a construção desta plataforma colaborativa, a Fundação AEP convida os portugueses espalhados pelo mundo a serem embaixadores e promotores da oferta nacional, para facilitar os processos de exportação das PME nacionais.

O presidente da instituição, Luís Miguel Ribeiro, assinala: «Este projeto visa a concretização de uma intervenção estruturante e pioneira para o país, dando seguimento a uma estratégia liderada pela Fundação AEP nos últimos anos, no sentido de aproveitar o potencial da diáspora portuguesa para o crescimento da economia, com o foco particular no apoio à internacionalização das PME.»

O projeto teve a adesão de dezenas de associações empresariais e comunidades intermunicipais, de norte a sul do país, unidas em torno da importância estratégica que pode representar para o país e para as PME com ambição exportadora.

A plataforma integra o mapeamento de pessoas, empresas e todo o tipo de entidades relacionadas com a diáspora portuguesa, com a missão de promover a marca Portugal internacionalmente e ajudar as PME nacionais a aumentar as suas exportações com a colaboração das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

A Rede Global da Diáspora é apoiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas, no montante de 834.796,08 euros, dos quais 709.576,67 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais informações aqui.

 

A fundação

Instituição de utilidade pública, a Fundação AEP, propõe-se desenvolver a sua ação em Portugal e no estrangeiro e tem por fins a realização, o apoio e o patrocínio de ações de carácter técnico, promocional, cultural, científico, educativo e formativo que contribuam para o desenvolvimento do empreendedorismo e para a modernização e a melhoria de condições na área empresarial, assim como a difusão de conhecimentos na área das ciências empresariais, em ordem a apoiar a comunidade, as empresas e os empresários, na resposta aos desafios da sociedade contemporânea.