Nova SBE recebe «Patient Innovation Bootcamp» com representantes de 11 países

Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, decorre em Lisboa, no campus da Nova SBE, a primeira semana do «Patient Innovation Bootcamp», um programa europeu de inovação e empreendedorismo dirigido a doentes e cuidadores que desenvolveram uma solução inovadora para lidar com uma condição de saúde pessoal.

Depois da fase de inscrições e seleção em que são avaliadas candidaturas de toda a Europa, 11 equipas constituídas por empreendedores de 11 países foram selecionadas para participarem no evento, que envolve sempre a participação de pelo menos um paciente ou cuidador informal, que será o líder empresarial, um líder clínico e um líder técnico. Já as inovações podem incluir desde diagnósticos, dispositivos vestíveis, tele-saúde, telemedicina, big data, apps, registos eletrónicos de saúde, tecnologia da informação em saúde, medicina personalizada, entre outros.

Durante os três meses em que decorre o programa e as três semanas imersivas de treino que decorrem em Lisboa, Barcelona (em e-learning) e Copenhaga, as equipas desenvolvem os seus protótipos apoiados por materiais de e-learning e mentoria especializadas dos três países de forma a que no final do programa as inovações possam ser lançadas no mercado. Durante a duração do bootcamp as equipas serão acompanhadas por cinco mentores com conhecimentos na área de criação de soluções médicas e de introdução dessas soluções no mercado.

Durante os cinco dias em Lisboa, a primeira de três semanas imersivas deste bootcamp de inovação, os participantes são desafiados a desenvolver os aspetos médicos, regulatórios e tecnológicos das suas inovações com o apoio de especialistas da Patient Innovation, da NOVA Medical School, da NOVA School of Business and Economics e da Glintt. Esta é a fase da validação médica e tecnológica em que é avaliada a adequação problema-solução e solução-mercado, especificamente para o mercado de saúde.

Segue-se entre 14 e 18 de setembro o bootcamp em Barcelona realizado em modelo e-learning, com foco na validação do modelo de negócio. Esta é a fase em que, com o apoio do IESE e da Biocat, as equipas desenvolvem o seu modelo de negócio e investigarão o potencial de mercado da sua solução.

Por fim, em outubro, em Copenhaga, com o apoio dos especialistas da Copenhagen Business School, da Universidade de Copenhagen, da Smile Incubator (Lund) e do Walk to Path, as equipas apresentam a sua inovação num ecossistema empreendedor com o objetivo de fazer chegar os produtos ao mercado.

Em novembro todas as equipas participarão no EIT Health Bootcamp Tour, que consiste em dois eventos onde todos os participantes do bootcamp participam em diferentes workshops e momentos de networking.

O Patient Innovation Bootcamp é organizado por um consórcio europeu que envolve instituições portuguesas, espanholas, dinamarquesas e suecas, incluindo a Nova SBE, a Copenhagen Business School, a IESE Business School, Io mperial College, a Lund University e a Patient Innovation, entre outros.

O dean da Nova SBE, Daniel Traça, e o presidente da Copenhagen Business School, Nikolaj Malchow-Møller, dão início aos trabalhos no próximo dia 31 agosto na Nova SBE.

Mais informações sobre o evento aqui e aqui.