Cerca de 30 estudantes e uma dezena de docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão desenvolver atividades de formação e investigação, em regime presencial, ao longo dos próximos três meses, no âmbito do apoio especial «Verão com Ciência», lançado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).
O novo programa, que visa financiar bolsas e planos de formação, procura estimular o desenvolvimento de iniciativas integradas de investigação e desenvolvimento (I&D) e formação superior, exclusivamente presenciais, tendo em vista o desenvolvimento de soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), de resposta à pandemia de COVID-19.
Tirar partido da capacidade científica, tecnológica e académica das universidades e politécnicos, bem como da sua relação privilegiada com as comunidades, é outra das metas deste programa governamental. Nesse sentido, em resposta ao desafio, o IPS tem já no terreno a Escola de Verão em Design Thinking, que alia as componentes de formação e investigação e que decorre em parceria com três organizações da região, e um programa de Empreendedorismo Tecnológico, que envolve 16 estudantes a desenvolver trabalhos de investigação nos vários laboratórios de I&D do IPS.
A primeira inciativa vem na sequência da Innovation Week (na imagem), uma experiência piloto que decorreu no verão de 2019 e que desafiou estudantes de várias áreas do conhecimento, agrupados por equipas, a trabalhar um problema empresarial real colocado pela AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, chegando a soluções inovadoras por via da metodologia de Design Thinking. Este ano, além da AVIPE, as equipas multidisciplares envolvidas vão poder aplicar o seu pensamento crítico e criativo a questões colocadas também por entidades a operar na área do apoio social, como a Cáritas e os Serviços de Ação Social (SAS) do IPS.
Na segunda iniciativa dá-se a oportunidade a estudantes, dos vários níveis de ensino (de CTeSP a mestrado), de participar em projetos de investigação dos nove Centros de Investigação do IPS, em áreas que vão da Robótica Industrial à Biotecnologia, passando por Informática, Tribologia, Inteligência Artificial ou Gestão de Recursos Hídricos.
O curso de formação em Empreendedorismo Tecnológico pretende que, para além do trabalho científico, os estudantes encontrem e desenvolvam igualmente uma ideia de negócio com base no conhecimento que estão a gerar, permitindo que os resultados de alguns destes projetos de I&D venham a transitar para a Incubadora do IPS (IPStartUp) e, mais tarde, para o mercado.
Susana Piçarra, vice-presidente do IPS para Investigação e Desenvolvimento, assinalou: «Enquanto politécnico, mais do que gerar conhecimento para a comunidade científica, é missão do IPS devolver também à região em que se insere as aplicações do conhecimento produzido.»
O apoio especial «Verão com Ciência» destina-se a financiar bolsas de iniciação à investigação (estudantes de CTeSP e licenciaturas), de investigação (estudantes de mestrado) e de ação social escolar, abrangendo também as instituições de investigação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, e as entidades empresariais em parceria com instituições de investigação.