Politécnico de Setúbal mantém empregabilidade próxima de 100%

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) voltou a registar, à semelhança do que tem verificado ao longo da última década, uma posição de destaque no ensino superior nacional no que toca à integração e ao sucesso dos seus diplomados no mercado de trabalho.

Dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) referentes a 2019 dão conta de uma taxa de empregabilidade de 97,4%, a segunda mais alta entre os institutos politécnicos e a quinta no contexto global do ensino superior, incluindo o sistema universitário.

Analisando os cursos ministrados onde há registo de diplomados, as estatísticas oficiais mostram que 50% cento da oferta formativa do IPS apresenta uma taxa de desemprego inferior a 2%, sendo que quatro das suas licenciaturas se situam no patamar do desemprego zero, nomeadamente Tecnologias de Energia, Educação Básica, Tecnologias do Petróleo e Enfermagem.

Neste âmbito, com uma taxa inferior a 1% encontram-se, por seu turno, as licenciaturas Engenharia Informática, Gestão de Sistemas de Informação e Fisioterapia, seguindo-se, na lista dos cursos com maior atratividade no mercado de trabalho, as licenciaturas Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Desporto e Terapia da Fala, todas com valores inferiores a 2%.

Relativamente ao desempenho global das instituições de ensino superior, o IPS destaca-se com uma taxa de desemprego entre os diplomados de apenas 2,6%, abaixo do valor nacional, que se situa nos 3,3%.

O sucesso alcançado ao nível da empregabilidade torna evidente o impacto positivo de medidas de apoio à integração profissional que têm vindo a ser implementadas ao longo dos últimos anos. São disso exemplos a política de estágios, o portal de emprego, o Serviço de Promoção da Empregabilidade e a Semana da Empregabilidade do IPS.

Não menos importante tem sido a aposta no desenvolvimento de competências transversais, cada vez mais valorizadas pelos empregadores, através da promoção de atividades de âmbito internacional, social, desportivo e académico, bem como nas áreas do voluntariado e da inovação e empreendedorismo.