Número 126, julho-agosto de 2020

Como será a gestão das pessoas no pós-pandemia? Será que vamos ter mudanças significativas após estes tempos? Caso assim seja, em que se poderão traduzir essas mudanças? São estas questões a base do principal trabalho da nova edição da «human», em que ouvimos diversos profissionais em posições de liderança em recursos humanos nas empresas. E uma das ideias que ficam, de Maria do Rosário Vilhena, diretora de recursos humanos e serviços da Nestlé Portugal, é a de que a pandemia trouxe consigo o acelerar de várias das tendências, com transformações que irão necessariamente trazer novos e importantes desafios em sede de gestão de pessoas e de liderança, nomeadamente relacionados com gestão de equipas virtuais, construção e consolidação de cultura corporativa e de um sentimento de pertença, flexibilização da legislação laboral e capacitação e upskilling dos recursos humanos.

Numa edição multifacetada, destaque ainda para trabalhos sobre benefícios extrassalariais, outsourcing, saúde e segurança no trabalho, formação, liderança e avaliação de desempenho.

Referência ainda a uma entrevista com duas responsáveis da SHL Portugal e uma responsável do ISEG, a propósito de uma nova pós-graduação na área de recursos humanos, e para a secção Work Life Balance, com Nelson Ferreira Pires, diretor geral da farmacêutica Jaba Recordati.

 

 

Resumo da edição

 

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Flash Interview (José Laborinho, da Findhu)/ Spotligth/ Best Of/ Team Building (Experiências Immersia)

– Primeira Opinião: Ângela Santos, da Abaco Consulting

– Tema de Capa: A gestão das pessoas no pós-pandemia

– Espaço Executivo: O líder anytime-anywhere

– Entrevista: Helena Jerónimo/ Isabel Paredes/ Susana Almeida Lopes

– Destaque: Outsourcing

– Liderança: Opinião de Mário Ceitil, da APG

– Reportagem: Benefícios extrassalariais

– Colaboração: Opinião de José Arada, da Axians

– Em Foco: Saúde e segurança no trabalho

– Formação: Opinião de Cláudia Vicente, da Galileu

– Work Life Balance: Nelson Ferreira Pires

– Estória: Liderança obsoleta

– Avaliação de desempenho: Opinião de Joana Macedo, da SHL Portugal, e Marina Costa Cabral, Vieira de Almeida (VdA)

– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livro/ Agenda

– Lifestyle: Hotel (The Yeatman)/ Restaurante (Bairro do Avillez, virtual)/ Automóvel (Novo SEAT Leon)

– Última Página: António Souto

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.