Distinção para estudantes do IPAM

O Projeto HealthBot, desenvolvido por quatro estudantes do IPAM, foi distinguido com o Grande Prémio Academia Grace, um concurso anual que desafia estudantes do Ensino Superior a proporem soluções para o futuro do trabalho e do planeta.

Inês Ramalho, Ana Rita Moutinho, Mariana Gomes e Patrícia Catarino, do IPAM, criaram o Projeto HealthBot – reconhecido por ter aliado a inteligência artificial com o burnout sentido pelos enfermeiros. O projeto foi desenvolvido no âmbito da UC «Economia do Consumo», do mestrado em Gestão de Marketing, cujo modelo académico, experiencial e imersivo privilegia o trabalho com empresas e a participação em concursos universitários.

O combate à COVID-19 impôs uma grande exigência no trabalho dos enfermeiros que estiveram na linha da frente. Através do Projeto HealthBot, as quatro estudantes do IPAM desenvolveram uma solução de futuro que aponta a inteligência artificial como relevante em situações de elevado stresse, esgotamento e exigência como a sentida neste enquadramento pelos enfermeiros.

A sexta edição da Academia GRACE teve a maior adesão de sempre, com a participação de 327 estudantes de sete instituições académicas e com a submissão de 100 candidaturas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas foram o mote desta edição. Aludindo aos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico) e 13 (Ação Climática), os candidatos foram convidados a desenvolver projetos que propunham soluções criativas e inovadoras para os temas acima propostos com aplicabilidade no contexto nacional empresarial.

Em contexto de pandemia, os temas centrais revelaram-se mais atuais do que nunca, desafiando os estudantes a desenvolver projetos que possam responder a novas questões, como as seguintes: como é que as empresas podem preparar-se para um futuro tão desafiante quanto difícil de definir? Tendo em conta as mudanças rápidas que apelam a uma ação imediata, como podem ser competitivas, sustentáveis, atraentes para novos talentos e promotoras do desenvolvimento dos seus colaboradores e das comunidades em que atuam?

A Academia GRACE integra o projeto Uni.Network, criado em 2014, tem o apoio institucional da Direção Geral do Ensino Superior e visa promover a ligação entre as empresas e as entidades académicas portuguesas nas temáticas da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativas.