Dois livros para saber falar de tudo

A editora Vogais acaba de publicar dois livros («Breve História do Nosso Mundo: A Vida, o Universo e Todas as Coisas» e «Breve História das Grandes Ideias: 150 Conceitos e Descobertas que Mudaram o Mundo») que prometem ajudar a saber falar de tudo, ou quase.

«Breve História do Nosso Mundo: A Vida, o Universo e Todas as Coisas», de Ian Crofton e Jeremy Black, vai do Big Bang ao início da vida, do nascimento das civilizações à atualidade, das primeiras ferramentas à era da Internet, passando pelas descobertas científicas e pelas grandes revoluções sociais e políticas. Explica a nossa origem e o modo como chegámos até aqui.

Ian Crofton foi editor-chefe da «Guinness Encyclopedia» e escreveu uma grande variedade de obras de referência nas áreas de História, Ciências e Ideias, incluindo «50 Marcos da História que Precisa Mesmo de Saber». Profundo conhecedor de várias ciências, com o dom de condensar narrativas complexas em textos altamente legíveis e divertidos, é o guia perfeito para uma abordagem cada vez mais popular da História.

Jeremy Black é professor de História na Universidade de Exeter. É membro do Centro de Estudos da América e Ocidente do Instituto de Pesquisa de Política Externa da Filadélfia. Estudioso prolífico de História, é autor de numerosos livros.

«Breve História das Grandes Ideias: 150 Conceitos e Descobertas Que Mudaram o Mundo», de Daniel Smith, está dividido em oito partes: Cosmos e Religião, Matemática, Ciência, Medicina e Psicologia, Filosofia, Política, Economia, e Artes, Arquitetura e Música. Apresenta 150 das ideias mais importantes de todos os tempos, que moldaram sociedades e épocas, muitas delas tão relevantes hoje quanto foram nas épocas em que surgiram. Algumas são ideias que evoluíram lentamente, por vezes ao longo de um período de milénios, como a ideia de democracia, ao passo que outras representam mudanças drásticas de paradigma, como a Teoria Geral da Relatividade, de Einstein.

Daniel Smith é autor de numerosos livros de não-ficção. Tem escrito sobre variados temas, incluindo Filosofia, Economia e História. É o autor de todos os livros da coleção «Pensar como», editada pela Vogais, onde se incluem as biografias inspiradoras de Einstein, Steve Jobs, Churchill, Bill Gates, Stephen Hawking, Sigmund Freud, Nelson Mandela, Leonardo da Vinci e Barack Obama, publicadas em 20 línguas e já com mais de 400 mil exemplares vendidos em todo o mundo. Contribui frequentemente com textos seus para o «Statesman’s Yearbook», um guia geopolítico do mundo.