Novas tendências de trabalho e novidades do Microsoft Teams

Para explorar as tendências e as mudanças no trabalho remoto, a Microsoft apresentou o segundo relatório sobre o seu novo Work Trend Index Report. As conclusões agora divulgadas têm por base um longo trabalho de pesquisa, realizado nos últimos meses, onde se incluem diversas entrevistas e o tratamento de dados que nos mostram como a situação que vivemos globalmente está a alterar o conceito de trabalho. Para ajudar todos aqueles que estão a trabalhar remotamente, a Microsoft lança um conjunto de novas funcionalidades no Microsoft Teams que vem dar resposta à forma como as pessoas passaram a interagir com as diferentes ferramentas de produtividade.

Teresa Virgínia, diretora da Unidade de Negócio de Colaboração e Segurança da Microsoft Portugal, afirma: «Os hábitos no mundo alteraram-se drasticamente com a pandemia e nada vai ser como dantes. O futuro do trabalho está a ser desenhado neste momento e na Microsoft estamos numa posição única para observar, aprender e imaginar como esse futuro será. E as conclusões deste estudo permitem-nos trabalhar e apresentar hoje soluções inovadoras que ajudam na otimização do trabalho remoto.»

As principais conclusões a retirar do estudo sobre as tendências do trabalho remoto são as seguintes:

– Relação entre as videochamadas e a fadiga laboral – Um ponto comum relacionado com o trabalho remoto é que este pode ser mais desafiador do que o trabalho presencial.

– Alteração da cultura do local de trabalho – A pandemia promete ter alterado a cultura do local de trabalho como a conhecemos para sempre, com a curiosidade das Gerações Z e Millenium serem as mais afetadas com esta nova realidade.

– O futuro do trabalho das 9h00 às 17h00 – Os comportamentos têm vindo a sofrer alterações, como verificado em horários mais alargados (por exemplo, as conversas entre equipas no sábado e no domingo aumentaram mais de 200%).

– Os escritórios físicos não vão desaparecer – Não voltamos ao ponto em que nos encontrávamos, essa é a grande certeza do estudo. O trabalho no futuro será um misto entre o trabalho remoto e o presencial.

Teresa Virgínia referiu ainda: «Sabemos que o novo mundo do trabalho será de certo híbrido, onde uns escolherão trabalhar no escritório, aprender em casa, mas mais ainda escolherão fazê-lo remotamente. Estamos a evoluir as nossas ferramentas para irem ao encontro das necessidades e desafios do trabalho e educação dos dias de hoje, mas também a prever as tendências e a inovar para o futuro. Sabemos que não existe substituto para a colaboração presencial, mas o nosso objetivo é que a nossa tecnologia crie pontes entre o mundo físico e o mundo digital e fomente as relações humanas da melhor maneira possível.»

Este estudo permitiu também à Microsoft desenvolver e aperfeiçoar os recursos disponíveis no Teams. Para ajudar os colaboradores a gerir melhor o seu tempo foram adicionados novos recursos como um status de foco que permite a cada equipa saber se precisa de reservar tempo no calendário para se focar numa determinada tarefa. Cada pessoa pode também definir horários e dias mais tranquilos para silenciar as notificações do Teams. De forma a otimizar o trabalho e poupar tempo, o Microsoft Teams introduziu uma nova aplicação – Tasks apps – que agrega todas as tarefas de outras aplicações como o To Do, o Planner ou o Outlook. As respostas automáticas sugeridas no chat também é uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores responder com a resposta pré-definida mais adequada à situação.

 

Os escritórios físicos não vão desaparecer

Enquanto as equipas se adaptaram muito rapidamente a trabalhar a partir de casa, muitos perguntam agora se no futuro os escritórios físicos vão desaparecer? Este estudo mostra que 71% dos colaboradores e gestores inquiridos pretendem continuar a trabalhar a partir de casa, pelo menos uma parte do tempo.

Mas verifica-se outras questões relevantes na questão do trabalho remoto que pode querer afastar alguns de continuar a trabalhar desta forma, como por exemplo questões de conectividade e falta de um escritório adaptado e ergonómico na própria casa. O futuro do trabalho não será como anteriormente, mas o local de trabalho físico provavelmente será uma parte importante do futuro do trabalho, uma vez que traz benefícios como a conectividade, espaços ergonómicos e oportunidades para socialização e união da equipa.