Um estudo internacional da CEGOC

Atento às alterações profundas originadas pelos acontecimentos absolutamente desconcertantes causados pelo surto pandémico da primeira metade de 2020, que estabeleceram uma linha de transição clara entre práticas formativas passadas e de futuro, o Grupo CEGOS, representado em Portugal pela CEGOC, lançou o estudo «Decoding the Future of Learning: Post Lockdown».

Composto por 10 perguntas e dirigido sobretudo aos responsáveis de formação e de recursos humanos das principais organizações em Portugal e no resto da Europa, este questionário visa recolher informação que ajude a compreender melhor o momento atual que vivemos e o impacto que ele terá no futuro próximo de todos os profissionais, clientes e prestadores de serviços do sector da formação e desenvolvimento profissional. Pretende-se saber, nomeadamente:

– em que medida as mudanças económico-sociais extremas que caracterizam 2020 impactarão as opções de formação e desenvolvimento das organizações?

– que métodos de aprendizagem formal e informal serão agora mais privilegiados pelos seus responsáveis de formação e desenvolvimento?

– que estratégias da formação serão vistas como mais adequadas após este momento?

– a que necessidades concretas devem os profissionais do sector procurar dar resposta a curto e médio prazo, no contexto desta crise?

Ricardo Martins, diretor geral da CEGOC, contextualiza a iniciativa, referindo: «A CEGOC e o Grupo Internacional CEGOS, do qual a CEGOC faz parte, têm procurado acompanhar de forma atenta e persistente ao longo dos quase 60 anos de existência conjunta a evolução das principais necessidades de formação e desenvolvimento profissional em Portugal e na Europa, por forma a antecipar as principais tendências e oportunidades de melhoria deste sector. Nesta linha de atuação, este questionário vai ajudar-nos a entender, através de dados concretos, os moldes em que surgem as necessidades de reskilling e upskilling que temos testemunhado nos últimos meses, como aprender rapidamente a entregar uma aula online, conduzir um webinar por Zoom ou gerir uma equipa à distância. Sabemos que as ferramentas colaborativas e de aprendizagem on-line foram uma solução absolutamente eficaz e deram-nos uma ajuda preciosa nos tempos mais conturbados da pandemia, mas precisamos agora de continuar a perspetivar o futuro destas e de outras práticas formativas.»

O questionário do estudo está disponível aqui. Os interessados poderão responder até ao dia 3 de julho de 2020.

Os resultados obtidos serão anonimizados, por forma a poderem ser analisados e de acesso livre a todos os interessados.