Para especializar-se em formação à distância

A B-Training, Consulting criou um ciclo de cursos destinados aos profissionais que pretendam especializar-se na área da formação à distância, com o objetivo de fazer face aos desafios atuais.

Para aqueles que pretendam desenvolver competências relacionas com o papel do formador na modalidade e-learning, a B-Training apresenta o curso «E-Tutor: Especialização Pedagógica em Formação à Distância». Este curso visa dar a conhecer o perfil do e-tutor (e-formador), explorar as características da modalidade e-learning face ao contexto da formação profissional, bem como preparar os futuros e-tutores para o desenvolvimento de metodologias e recursos adequados ao contexto, aos objetivos e ao público-alvo.

Ainda neste ciclo de cursos, a B-Training oferece dois cursos direcionados para o desenvolvimento de competências na utilização da Plataforma Moodle: o curso «Administrador da Plataforma Moodle» e o curso «Plataforma Moodle: Especialização Técnico-Pedagógica».

No curso «Administrador da Plataforma Moodle», o formando será capaz de identificar e parametrizar o menu de administração, bem como instalar e configurar módulos, blocos, pacotes linguísticos, entre outros. Será ainda capaz de gerir as várias componentes da plataforma (utilizadores, cursos, pautas, etc), analisar e extrair dados analíticos que serão concebidos na própria plataforma, implementar medidas de segurança e gerir as configurações ao nível da localização e servidor.

O curso «Plataforma Moodle: Especialização Técnico-Pedagógica» encontra-se mais direcionado para o trabalho do tutor na plataforma, procurando reconhecer a multiplicidade de atividades e recursos da Moodle, de modo a desenhar e conceber cursos criativos e motivadores resultando na sua aplicação. Para além disso, será ainda capaz de aceder a mecanismos de controlo e avaliação que permitirão ao tutor gerir o curso.

Todos os cursos têm uma forte componente prática e contam com o acompanhamento especializado e personalizado de um tutor, com o objetivo de desenvolver competências específicas na área do e-learning.