Um processo de recrutamento totalmente digital

A EY Portugal, no âmbito da campanha nacional «Experience the Yellow», realizou no passado dia 18 de março o «EY Summit», o primeiro processo de recrutamento de jovens talentos totalmente digital.

O «EY Summit» marcou a segunda fase do processo de recrutamento da consultora, que pretende contratar 200 jovens talentos até ao final de 2020. Nesta fase, foram entrevistados 75 candidatos, para as áreas de Assurance, Tax, Advisory e Transaction Advisory Services, por 25 executivos EY das quatro áreas, através de um processo totalmente on-line e inovador.

Teresa Freitas, diretora de recursos humanos da EY Portugal, referiu: «A EY Portugal não se encontra indiferente à situação que o país e o mundo atravessam atualmente, decorrente do COVID-19. Neste sentido, tomámos a decisão de manter o recrutamento de jovens talentos, tendo sempre em conta as limitações impostas, mas também considerando a transformação digital em que nos encontramos. Foi nesse âmbito que considerámos uma oportunidade interessante e inovadora alinhar o recrutamento à realidade digital.»

O evento decorreu numa plataforma digital, totalmente on-line, e foi dividido em dois momentos. A parte da manhã foi preenchida com uma apresentação de todo o processo de recrutamento a que os jovens estão sujeitos, contando ainda com os testemunhos de quatro colaboradores da EY, que se encontram na consultora há cerca de um ano. Os colaboradores, de cada uma das áreas procuradas, partilharam com os novos talentos a experiência individual no quotidiano empresa.

Após um espaço dedicado a questões e dúvidas dos candidatos, o processo decorreu no período da tarde com entrevistas on-line one-to-one, com a duração máxima de 10 minutos cada uma. Cada candidato teve a oportunidade de ser entrevistado por cinco responsáveis da EY, uma pessoa da área de Assurance, uma da área de Tax, outra da área de Advisory, uma de Transaction Advisory Services e ainda por uma pessoa da área de Financial Services.

A responsável referiu ainda: «O processo de recrutamento da EY tem como finalidade conhecer um conjunto alargado de candidatos, de uma forma eficaz, mas sem abdicar do rigor, da profundidade e da exigência dessa avaliação. Através da adaptação da consultora à situação em que nos encontramos atualmente, pretendemos de igual forma chegar a esses talentos, definidos ao longo deste processo que teve como foco predominante o sucesso académico dos candidatos, aliado a um set robusto de competências pessoais que configuram exatamente o perfil que pretendemos.»

Os candidatos selecionados para esta segunda fase tiveram de realizar a inscrição no site da campanha «Experience the Yellow» e posteriormente foram submetidos a quatro questões eliminatórias, em vídeo-entrevista, que os levaram a esta fase do processo.

No final do «EY Summit», os jovens selecionados passaram automaticamente para a terceira e última fase do processo, que corresponde à entrevista com o partner de uma das quatro áreas. O processo de recrutamento da EY deverá estar concluído até 30 de abril.

 

A EY

A EY tem atuação global em auditoria, assessoria fiscal, assessoria de transações e assessoria de gestão. Os serviços que prestamos procuram ajudar a credibilizar e a construir confiança nos mercados de capitais e em economias de todo o mundo. EY refere-se à organização global de firmas relacionadas com a Ernst & Young Global Limited, cada uma das quais é uma entidade legal separada. A Ernst & Young Global Limited, baseada no Reino Unido, não presta serviços a clientes.