Dicas
Renovar documentos pessoais sem sair de casa

Num período em que a circulação se encontra condicionada, o Doutor Finanças partilha dicas para renovar documentos pessoais sem sair de casa. Ativar a Chave Móvel Digital é simples, rápido e seguro.

Texto: Redação Human

 

A situação de pandemia está a condicionar muito a vida das pessoas. O Estado de Emergência Nacional declarado recentemente, para evitar a propagação da COVID-19, levou a que muitas rotinas fossem reajustadas e reavaliadas.

O Governo anunciou que os documentos caducados a partir de 9 de março, serão aceites até 30 de junho de 2020. Neste contexto, o Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, aconselha a que se utilize a Chave Móvel Digital para renovar e assinar documentos, sem ter de sair de casa.

Rui Bairrada, chief executive officer (CEO) da empresa, refere: «Renovar documentos é algo bastante simples e que não requer deslocações. Este processo é muito rápido e seguro, basta ter internet e começar por ativar a Chave Móvel Digital [ver aqui]. Esta pequena ação é muito fácil e prática e vai permitir, agora e no futuro, fazer a assinatura digital de documentos oficiais sem ter de sair de casa. Nesta altura, pode aproveitar que está em casa e antecipar-se, evitando filas de espera mais tarde.»

O primeiro passo é ativar a Chave Móvel Digital (ver aqui). Ela permite, entre outras funções, renovar documentos e assiná-los. Tudo à distância de alguns cliques. Para pedir a Chave Móvel Digital, os únicos dados necessários são o número de contribuinte, a senha de acesso ao Portal das Finanças, o número de telemóvel e o e-mail.

Vejamos todo o processo:

  1. Aceda a autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital;
  2. Clique em Pedido de Chave;
  3. Escolha a opção b) «Através do Portal das Finanças»;
  4. Será reencaminhado para o Portal das Finanças, onde deve fazer o login. Só precisa do seu número de contribuinte e da sua senha de acesso;
  5. Autorizar que o Portal das Finanças forneça os seus dados à Chave Móvel Digital;
  6. Criar um novo registo, associando o seu número de telemóvel e o seu e-mail;
  7. Depois, vai receber um código de segurança por SMS, no prazo de cinco minutos, e deve inseri-lo onde é pedido;
  8. E, ao fim de cinco dias, irá receber na sua morada uma carta com o PIN.

A partir daí já podemos usar a Chave Móvel Digital, fazendo a autenticação com o nosso e-mail ou o número de telefone e o código PIN.

A utilidade da Chave Móvel Digital (CMD) é muito abrangente, uma vez que nos dá acesso a uma grande lista de portais que nos permite tratar de várias questões, como por exemplo:

– ePortugal

– Instituto dos Registos e Notariado, I.P.

– Segurança Social

– Autoridade Tributária e Aduaneira

– Caixa Geral de Depósitos

– Portal SNS

– Millennium BCP

– Novo Banco

– IMT

– Registo Criminal Online

– Activobank

– ADSE

– EDP Comercial

 

Renovar o cartão de cidadão on-line é simples e económico

Depois de ter a Chave Móvel Digital, é possível renovar o cartão de cidadão sem a necessidade de nos deslocarmos a um balcão e ainda com um desconto adicional de 10%.

Todas as pessoas com mais de 25 anos podem usar esta ferramenta, desde que o cartão de cidadão tenha caducado há menos de 30 dias e tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017. Caso o seu cartão de cidadão estiver caducado, só é possível utilizar esta solução se já tiver ativado a CMD. Por outro lado, pessoas com menos de 25 anos têm obrigatoriamente de ir a um balcão.

Numa renovação on-line o custo será, no máximo, 16,20 euros. Presencialmente, este valor sobe para os 18 (excetuando pedidos urgentes).

 

Renovar a carta de condução on-line também tem desconto

A renovação da carta de condução também pode ser feita online com a Chave Móvel Digital, não precisando de se fazer presencialmente. À semelhança do que se passa com o cartão de cidadão, teremos um desconto de 10% face aos 30 euros que pagamos se formos a um balcão. De realçar que este valor é apenas para pessoas até aos 70 anos. A partir dessa idade, o custo da renovação é de 15 euros.

Apesar de os documentos caducados serem aceites até 30 de junho de 2020, o Doutor Finanças recomenda aproveitar o facto de poder estar em casa para jogar na antecipação no sentido de evitar filas futuras. Por exemplo, se anteciparmos e tratarmos dos documentos antes do fim da validade, garantimos que, mesmo que haja algum constrangimento, não teremos problemas com o entupimento dos serviços.

 

O Doutor Finanças

O Doutor Finanças é uma empresa especializada em finanças pessoais e familiares, constituída por especialistas que ajudam pessoas individuais e coletivas a «curar as dores na carteira». O site do Doutor Finanças partilha vários artigos e dicas de finanças pessoais, disponibilizando serviços gratuitos de consultoria financeira.

No mercado desde 2014, o Doutor Finanças conta já com uma equipa de mais de 100 «doutores», que já ajudou mais de 50.000 pessoas a equilibrar as suas finanças e a sair de situações de sobre-endividamento.

 

Vídeo abaixo: