SEAT
A primeira viagem do Leon

 O novo Leon faz a sua primeira viagem com um novo design, tanto exterior como interior, o que lhe confere maior presença e maior carácter. Trata-se do primeiro veículo totalmente conectado da SEAT, no qual a segurança é a chave, com a incorporação de novos assistentes que iniciam o caminho para funções de condução autónoma.

Texto: Redação Human

 

Seis da manhã. Ainda nem o sol nasceu. Algumas luzes começam a acender-se nos campos da SEAT em Martorell, Espanha. São inconfundíveis. O novo Leon está em movimento. É  assim a sua primeira viagem.

 

Os olhos do Leon

Na estrada, o Leon marca a diferença. É impossível não reconhecer o seu olhar e a luz de coast-to-coast que atravessa a largura da traseira. Tecnologia Full LED de até 900 lúmens para uma visão perfeita mesmo nas áreas mais escuras. «Com a nova iluminação não só melhoramos a visibilidade, como também o consumo, uma vez que os faróis de halogéneo e as luzes traseiras já não são utilizadas», explica Daniel Cortina, diretor de produto do SEAT Leon.

 

Design com maior presença

Uma vez em movimento, o Leon também é inconfundível, graças ao seu design harmonioso e proporcional, que por sua vez melhora a aerodinâmica em 8% . «É um automóvel que, em termos de perceção de qualidade, se aproxima de segmentos premium. A sua condução é ágil, dinâmica e estável», garante Daniel Cortina.

 

A caminho para uma condução autónoma

A nova geração do Leon é a mais segura e colaborativa com os condutores. Assistentes como o Controlo Dinâmico do Chassis, o Sistema de Aviso de Saída de Faixa de Rodagem e o Sistema de Cruise Control Adaptativo já estão a avançar para um futuro onde as funções de condução automática serão implementadas. «Podemos estar a falar de uma gama quase de nível duas graças ao sistema inteligente de controlo de velocidade, ao sistema de saída da faixa ou ao sistema de travagem automática renovado, com novas funções, como o assistente de curva que lhe permite evitar um carro quando se aproxima de um cruzamento», afirma o diretor de produto.

 

Sempre conectado

Na sua viagem, o Leon não está sozinho. É o primeiro veículo SEAT totalmente conectado. Graças a um cartão eSIM integrado, a informação do estado da estrada em tempo real apresentado no ecrã central de informação e entretenimento de 10 polegadas com controlo de voz natural e controlo por gestos. «O reconhecimento de voz permite ao condutor interagir com o sistema, por isso, quer precise de informações de navegação ou seleção de músicas, é mais rápido, fácil e seguro», de acordo com Daniel Cortina. Para desfrutar da viagem em segurança, o telemóvel liga-se com a tecnologia Full Link, enquanto carrega sem fios (utilizando uma ligação sem fios via Bluetooth ou WLAN com Apple CarPlay, ou Android Auto, através de uma ligação com fios).

 

O novo Leon em números

– 4 motores: gasolina, Diesel GNC, micro híbrido e híbrido plug-in

– 2 tipos de carroçaria: 5 portas e Sportstourer familiar

– 4 níveis de acabamento: Reference, Style, Xcellence e FR

– 2 caixas de velocidade: manual e DSG