Área de RH deverá evoluir aliada às tecnologias

Empresa especialista em processamento salarial, a Seresco Portugal acredita que o desafio de qualquer empresa é manter-se atual, num mercado em que o ritmo é vertiginoso, e todos os dias surgem novas ideias, novas tecnologias e novos talentos. Por isso, destaca que a esfera de intervenção de um departamento de recursos humanos (RH) deverá estar aliada à tecnologia, e que este é um dos grandes pilares de desenvolvimento que as empresas devem considerar na sua transformação digital.

Segundo os responsáveis da Seresco, o mercado de recursos humanos evolui todos dias, e tornar-se-á cada vez mais flexível e mais virtual.  O teletrabalho, a par com o trabalho flexível, será uma das formas de trabalho que irá ter mais peso, num mundo global, com equipas multiculturais, multigeográficas, que esperam que as organizações sejam fiéis aos seus valores, como um fator de retenção de talento.

Mais… A transformação digital aliada a uma forte base de desenvolvimento em cibersegurança é por isso essencial para garantir a confidencialidade de dados sensíveis e pessoais. A monitorização e a vigilância proactivos e abrangentes dos sistemas de cada empresa, a inteligência perante as potenciais ameaças, a análise de malware, a resposta atempada e estudada a incidentes e análise de riscos são serviços fundamentais.

Por outro lado, a Seresco alerta que as tecnologias podem vir a tornar bastantes tarefas mais automatizadas o que implicará seguramente o desaparecimento de postos de trabalho ou alterações significativas na recondução das tarefas.  Os profissionais terão forçosamente de se adaptarem a esta nova era, para conseguirem continuar a manter-se atuais e aptos para o mercado de trabalho (sendo que já começamos a sentir transversalmente essa necessidade), quer nas profissões que já desempenham com formação complementar e continua, quer para novas no caso de as suas serem eliminadas como fruto da seleção natural, através de formação de re-skillling.

Por tudo isto, defende a Seresco, os próximos anos serão de restruturação, de readaptação, tanto para as organizações como para os próprios profissionais, na preparação de um mercado de trabalho futuro mais virtual, mais tecnológico e consequentemente mais automatizado.

 

A Seresco

A Seresco é um fornecedor global de soluções no âmbito das tecnologias da informação, que conta com 50 anos de experiência, tanto em consultadoria como em desenvolvimento e integração de soluções, outsourcing tecnológico e gestão de infraestruturas. A vocação para o serviço, o compromisso com os resultados e os prazos são os seus principais valores corporativos. Presente na Península Ibérica, com centro de serviços próprios em Madrid, Barcelona, Astúrias, Galiza e Lisboa, tem sucursais no Equador e na Costa Rica e uma carteira de clientes composta por organizações de todos os sectores, tais como diversos organismos e administrações públicas.

Em Portugal, a Seresco inclui a oferta de todo um portfólio de serviços e soluções para a administração de salários e de recursos humanos, prestando serviços no âmbito da externalização e da gestão económica.