ISQ Academy acreditada para formação em ensaios não destrutivos

A ISQ Academy, que integra o Grupo ISQ, acaba de ser reconhecida para ministrar formação a técnicos de nível 3 em ensaios não destrutivos. É a única entidade em Portugal a fazer este tipo de ensaio, com componente teórica – seguindo as normas internacionais – e componente prática.

Os ensaios não destrutivos vêm dar resposta a problemas de inspeção que não encontram solução nas chamadas técnicas de ensaios convencionais, aplicando-se a diversos sectores, desde energia, petroquímica, oil and gas e indústria de processo.

Sendo este tipo de ensaios obrigatórios à manutenção das indústrias, é importante equacionar a capacitação das pessoas nas empresas para acompanhá-los. Desta forma, a ISQ Academy dá mais um passo em direção à excelência de serviço, de produtos, processos e materiais.

 

END

Os ensaios não destrutivos (END) traduzem-se em técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem destrui-los ou danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabrico, construção, montagem e manutenção. Estão entre as principais ferramentas do controlo da qualidade e monitorização de materiais e componentes e são amplamente utilizados nos mais variados sectores industriais, entre eles petróleo/ petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, alimentar, etc.

Estes ensaios contribuem para a monitoração da qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam. Além de constituírem uma peça fundamental para guiar estudos, têm como objetivo principal a elevação dos índices de confiabilidade dos equipamentos industriais.

Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material ou ainda da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.