Educação digital para universitários e profissionais de 14 países

O Banco Santander, através do Santander Universidades, e em colaboração com o MIT Professional Education, apresentou as «Bolsas Santander for MIT Leading Digital Transformation» para que 2.500 estudantes universitários ou recém-graduados de 14 países possam aceder a uma formação especializada em transformação digital.

Este programa de bolsas pretende melhorar a empregabilidade dos jovens num mercado laboral cada vez mais dominado pelas tecnologias digitais. Segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), 35% dos empregados nos países membros da própria organização têm um posto de trabalho que não corresponde às suas qualificações.

As «Bolsas Santander for MIT Leading Digital Transformation» destinam-se a universitários nos últimos dois anos de curso ou que estejam a frequentar um mestrado ou uma pós-graduação, e a profissionais graduados nos últimos cinco anos dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México, Perú, Polónia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido e Uruguai.

Numa primeira fase, os 2.500 selecionados irão receber formação em castelhanos ou inglês durante cinco semanas sobre liderança e inovação, transformação digital, cibersegurança e inteligência artificial.

A metodologia de ensino inclui uma experiência prática de aprendizagem na modalidade on-line e semi-presencial, com case studies colaborativos, vídeos e outros materiais didáticos que proporcionam aos participantes conhecimentos e competências que poderão pôr em prática de imediato.

Depois de finalizado o primeiro módulo, os 300 melhores irão aceder a uma segunda fase formativa que terá uma duração de oito semanas. A temática será centrada em três blocos: «Blockchain», «Cloud & DevOps (Transformação Contínua)» e «Machine Learning».

Todos os participantes que terminem com sucesso a sua participação no programa irão receber um certificado digital do MIT Professional Education. Além disso, o Banco Santander oferecerá aos 30 melhores bolseiros a participação num processo de seleção para realizar estágios profissionais e terão a possibilidade de integrar a equipa do Santander.

Javier López, diretor de impacto social do Santander Universidades, referiu: «Relatórios da Comissão Europeia alertam para o gap digital entre as competências dos estudantes e o que o mercado laboral procura. No Banco Santander, queremos ajudar os universitários a melhorar a sua formação digital e a ter melhores condições para aproveitar as oportunidades de emprego.»

«A falta de perfis tecnológicos na União Europeia e no espaço ibero-americano está a impedir que sejam preenchidas milhares de vagas de emprego com formação digital», afirmou Bhaskar Pant, diretor executivo do MIT Professional Education, acrescentando: «É nossa missão expandir o conhecimento e a experiência MIT para capacitar os profissionais a liderar os avanços que trará consigo a IV Revolução Industrial.»

A candidatura a estas bolsas pode ser feita até 15 de março de 2020. Toda a informação pode ser encontrada aqui.

 

O Santander e a aposta na educação

O Santander em Portugal, através do Santander Universidades, assume o compromisso de promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa, sendo já uma referência a nível nacional no que diz respeito à promoção do ensino superior, colaborando atualmente com 50 instituições desse mesmo nível de ensino. O banco investe anualmente mais de sete milhões de euros na área de responsabilidade social e corporativa.

O Banco Santander é o único banco europeu a integrar o ranking «Change the World 2018» das empresas que contribuem para melhorar o mundo (revista «Fortune») pelo seu impacto positivo na sociedade, entre outros critérios. O seu forte compromisso com o ensino superior, que materializa através do Santander Universidades, também o distinguiu como a empresa que mais investe em educação no mundo («Relatório Varkey», UNESCO/ Fortune 500) e converteu-se numa das suas imagens de marca, com 1.200 acordos de colaboração com universidades e instituições de mais de 20 países, mais de 1.700 milhões de euros destinados a iniciativas académicas desde 2002 e mais de 73.000 bolsas e ajudas universitárias concedidas em 2018 com o objetivo de contribuir para o progresso das pessoas, das empresas e da sociedade.

 

O MIT Professional Education

O MIT Professional Education oferece há 70 anos a profissionais do mundo da ciência, da engenharia e da tecnologia a oportunidade de colaborar em investigações de renome que são desenvolvidas nas suas instalações, assim como uma via de acesso aos seus conhecimentos e a experiência através de programas de educação contínua especialmente desenhados para eles.

Além dos seus short programs presenciais, de dois a cinco dias de duração, centrados na indústria, o MIT Professional Education oferece a possibilidade de participar em programas semi-presenciais através dos digital plus programs, de assistir a programas no estrangeiro através dos international programs, de inscrever-se em programas académicos do MIT através do «Advanced Study Program» ou de participar nos custom programs, desenhados especialmente para as empresas destes profissionais.

Mais informações aqui.