Grupo CEGOS reforça posição na América Latina

O Grupo CEGOS, que tem posição de destaque a nível internacional na área de Learning & Development (L&D) e é representado em Portugal pela CEGOC, anunciou a aquisição da Crescimentum, organização líder brasileira na área de formação em liderança, gestão da cultura organizacional, desenvolvimento e coaching.

A aquisição da Crescimentum, que já apoiou mais de 2.000 empresas, formou mais de 200 mil pessoas no Brasil e no exterior e tem crescido fortemente nos últimos três anos (7,7 milhões de euros de receita em 2019), permitirá ao Grupo CEGOS reforçar a sua presença na América Latina.

Através desta aquisição, o Grupo CEGOS, com operação em 11 países distribuídos por Europa, Ásia e América Latina e presença em mais de 50 países através da sua rede de parceiros e distribuidores, fornece à Crescimentum os alicerces e o alcance de um grande grupo internacional. Já a Crescimentum aporta ao Grupo CEGOS o seu conhecimento e a sua experiência relativamente ao mercado brasileiro, que apresenta um potencial económico muito elevado (crescimento do PIB superior ao das economias maduras, mercado de trabalho com mais de 100 milhões de colaboradores no ativo…) e um portfólio de grandes clientes internacionais, que incluem Carrefour, Honda, Huawei, Jaguar Land Rover, Microsoft, Nestlé, Saint-Gobain, Uber, Whirlpool, entre outros.

José Montes, chief executive officer (CEO) do Grupo CEGOS, referiu: «Com esta aquisição, o Grupo CEGOS amplia a sua cobertura regional na América Latina e assume uma posição de relevo na oitava maior economia global, que está a iniciar uma promissora recuperação em termos económicos. O Brasil e as suas metrópoles entraram numa era de transformação económica e social que está a revolucionar o mercado de trabalho e das competências. Esta aquisição vai-nos permitir apoiar diretamente as empresas e as suas equipas nestes desafios, com a ambição que definimos para o nosso grupo: transformar as competências em performance.»

Já Arthur Diniz, cofundador e CEO da Crescimentum, assinalou: «Ao integrar o Grupo CEGOS, a Crescimentum amplia o leque de soluções oferecidas aos seus clientes no Brasil. Estamos entusiasmados por partilhar com a CEGOS as nossas experiências em estratégia comercial, marketing e soluções digitais: esta vai ser uma grande oportunidade para melhorar a learning experience que propomos aos nossos clientes e assim responder às suas necessidades em termos de desenvolvimento e formação corporativa. Além disso, a Crescimentum tem agora a oportunidade de mostrar a sua expertise em desenvolvimento de liderança a uma escala global.»

Esta aquisição do Grupo CEGOS está em linha com a estratégia de crescimento internacional que iniciou há cinco anos para participar na consolidação do mercado de L&D na Europa e no mundo: aquisição da Integrata-CEGOS (empresa líder em formação na Alemanha) em 2015, abertura de um hub latino-americano com escritórios no Chile e no México em 2016, aquisição do Grupo Cimes (líder no mercado de outsourcing de formação na França) em 2017.