Michael Page colocou 10 mil pessoas em Portugal nos últimos 20 anos

A Michael Page, empresa global de recrutamento especializado, celebra este ano o vigésimo aniversário em Portugal, destacando a evolução do mercado de trabalho nestas duas últimas décadas e o crescimento dos resultados obtidos em 2019. Ao longo dos últimos 20 anos, a Michael Page recrutou 10 mil pessoas para empresas e organizações, distribuídas por todo o país.

Tendo iniciado a sua atividade em Lisboa, tem atualmente escritórios em Lisboa e no Porto, recrutando para projetos de carácter permanente e temporário em 11 sectores. Atualmente, a empresa é especializada nas áreas de Finanças, Marketing & Vendas, Tax & Legal, Retalho, IT e Turismo, Shared Services Centres, entre outras, com equipas de consultores especializados e uma carteira de clientes das mais diversificadas áreas que tem vindo a crescer ano após ano.

Álvaro Fernandez, diretor geral da Michael Page Portugal, comentou: «Este é um momento de orgulho para a nossa empresa e proporciona-nos a oportunidade de refletir sobre a nossa evolução e quanto mudou o mercado de trabalho. A celebração de 20 anos de atividade em Portugal permite-nos olhar para o futuro e usar os ensinamentos e a experiência que recolhemos ao longo destas duas últimas décadas para garantir que estamos bem posicionados para enfrentar os desafios do futuro.»

Neste percurso, a Michael Page chegou a um novo cenário, marcado pela realidade virtual e pelos desenvolvimentos tecnológicos que influenciam o trabalho, como as políticas de recursos humanos das empresas, com consequências significativas para a atividade de recrutamento e seleção. Em 2019, a Michael Page realizou 19.228 entrevistas, tendo colocado 1.372 pessoas em 503 clientes de todos os sectores de atividade e dimensão, investindo na sua força de trabalho como a base do sucesso para o seu crescimento e em tecnologias inovadoras e plataformas digitais que incentivam o dinamismo no recrutamento, tais como o Hintro (ferramenta de vídeo) e o Skype for Business.

De acordo com uma análise do último semestre de 2019, referente aos anúncios de emprego divulgados nos media on-line, a Michael Page apurou ainda que as regiões do país com mais procura são Grande Lisboa (55,7%), Grande Porto (18,2%) e Setúbal (2,8%). As profissões de accounts receivable, técnico de contabilidade e técnico comercial, surgem como as mais anunciadas, neste último período compreendido entre junho e dezembro de 2019.

A Michael Page trabalha em estreita parceria com os seus clientes e candidatos e constrói a sua confiança no relacionamento que estabelece com ambos. «Mais do que recrutadores, os consultores especializados são verdadeiros parceiros de negócio dos seus clientes. Temos, é claro, os serviços tradicionais de recrutamento: definição do projeto, triagem curricular, entrevista, ajuda na negociação salarial, acompanhamento da integração do profissional… Mas vamos além disso, com análise regular das tendências de mercado, desenvolvimento de estudos e publicação regular de conselhos para atrair o melhor talento. Investimos numa relação de longo prazo com os nossos clientes e candidatos. No futuro, investiremos em muito mais», refere ainda Álvaro Fernandez.

E reforça: «Passados 20 anos, assistimos a forças disruptivas como a globalização, a digitalização, as alterações climáticas, as novas gerações de talento e a conectividade global, que têm conduzido a uma mudança na sociedade e na forma de trabalhar. Hoje, a sustentabilidade das organizações passa pela definição de um propósito maior, com valor e impacto para o mundo, e implementação de políticas de responsabilidade social, onde as estratégias de diversidade e inclusão são impulsionadoras da atração e da retenção do talento, motores de desenvolvimento empresarial.»

 

A Michael Page

A Michael Page é uma das mais conhecidas e respeitadas consultoras de recrutamento do mundo. Estabelecida há mais de 40 anos no Reino Unido, tem atualmente 140 escritórios em 35 países. Destaca-se em recrutamento e seleção a nível especializado de quadros médios e superiores, para projetos de carácter permanente e temporário, sendo constituída por consultores especializados, com formação e experiência profissional nas áreas para as quais recrutam.