Talenter Academy™
Foco na pessoa e no negócio

O ano de 2020 será o da consolidação e do crescimento da Talenter Academy™, com aposta em novas áreas, que reforçarão a identidade da Talenter™ como uma empresa que oferece, atualmente, soluções globais de gestão do talento. Sempre com o foco na pessoa e no negócio.

 

Texto: José Morais Barbosa

 

Quando em 2018 abracei o projeto Talenter™, fi-lo com um sentido de missão muito vincado: posicionar a Talenter Academy™ como a mais expressiva e representativa academia de formação a atuar no nicho específico dos recursos humanos e da gestão do talento. Fi-lo, por um lado, por considerar ser este um nicho para o qual existem (ainda) poucas soluções de formação e, por outro lado, por notar que a maioria das academias de formação do mercado português oferecem soluções maioritariamente teóricas e estandardizadas, pouco focadas na pessoa e no negócio.

Por uma questão de posicionamento, optámos por não enveredar pelo caminho mais simplista, que consistiria em oferecer ao mercado um calendário extenso de formações de todas as áreas do conhecimento. Pelo contrário, o nosso catálogo é exclusivamente composto por ações voltadas para os profissionais de recursos humanos. Estas formações, sendo eminentemente práticas e de curta duração, têm o mérito de ser facilitadas por profissionais que ocupam posições de relevo em diversas organizações do nosso tecido empresarial. Tem sido esta, aliás, a nossa estratégia para combater o distanciamento que (ainda) existe entre (algumas) empresas de formação e a realidade concreta vivida no mundo corporativo.

«Como Construir uma Academia Corporativa de Sucesso» ou «Plano de Comunicação Interna: Da Estratégia à Ação», são apenas algumas das ações que nos diferenciam no atual contexto do mercado português de formação. O feedback dos nossos clientes tem sido fantástico, precisamente por apostarmos em sessões focadas em soluções que podem ser implementadas no dia imediatamente a seguir à formação.

No lado das soluções de formação customizadas, a Talenter Academy™ tem-se distinguido por não adaptar conteúdos programáticos de catálogos. Pelo contrário, os nossos conteúdos são todos desenhados de raiz, tomando por base o desafio que cada cliente nos confia.

Ainda do lado das formações à medida, temos apostado em metodologias inovadoras e fora da caixa, evitando as típicas formações teórico-expositivas. Como exemplo destas metodologias, destaco o Design Thinking ou o Lego Serious Play, como ferramentas que (re)centram a importância do formando, sendo o formador um elemento de facilitação que leva o grupo a chegar a soluções de compromisso. A riqueza deste tipo de metodologias faz com que uma mesma temática, quando facilitada para grupos com realidades e níveis de maturidade distintas, leve a sessões singulares e irrepetíveis. A figura do formador-expositivo dá assim lugar à do facilitador-condutor, mais preocupado em chegar a soluções impactantes de compromisso do que em transmitir conhecimentos teóricos.

2019 foi um ano particularmente feliz para a Talenter Academy™, que culminou na sua autonomização como unidade de negócio no universo do Grupo Talenter. Por sua vez, 2020 será o ano da consolidação e do crescimento, com aposta em novas áreas de negócio, que reforçarão a identidade da Talenter como uma empresa que oferece, atualmente, soluções globais de gestão do talento. Ao serviço de formação, agregaremos soluções de consultoria, de team building e de aluguer de salas, capitalizando a nossa presença de âmbito nacional.

 

 

»»» José Morais Barbosa (na foto) é diretor da Unidade de Formação e Consultoria da Talenter Academy™. Há mais de oito anos no mercado, esta academia do Grupo Talenter™ orgulha-se da criatividade e da paixão que dedica a cada pessoa, cada empresa e cada projeto. Alinhada com as reais necessidades e expectativas dos seus clientes e com as mais recentes metodologias internacionais de formação, cria soluções inovadoras e disruptivas que garantem uma forte ligação com o mercado. A Talenter™ Academy assume a responsabilidade de dar corpo à visão da Talenter™, através da humanização do mercado de trabalho, acreditando que o desenvolvimento de competências coloca a pessoa certa no sítio mais certo para o seu talento, «futurizando-a».