Talenter™ 2020
A tecnologia e os RH

A Talenter™ entra em 2020 com o claro propósito de oferecer aos seus clientes e parceiros a evolução tecnológica necessária que ouse materializar os seus desejos de otimização e eficácia.

Texto: Ricardo Pires

 

Denominador comum dos desafios que são vislumbrados pelas empresas, a inovação tecnológica tem na atualidade uma importância crítica na competitividade dos negócios, e por isso colocámos o nosso foco na consolidação e no crescimento em três áreas chave: Outsourcing: Serviços da Área Financeira, Banca e Seguros; e Logística.

Se no passado o serviço de outsourcing era visto como forma quase exclusiva de reduzir custos e externalizar operações, nesta era tecnológica os desafios apontam para a inovação e para a especialização. Pretende-se que nesta área a Talenter™ seja vista como um parceiro de negócio, que acrescenta eficácia e eficiência, através de ferramentas digitais, bem como da sua capacidade em envolver parceiros estratégicos que aportam know-how às exigências dos nossos clientes. Vários foram os casos de sucesso em 2019, que reforçam a nossa confiança na aposta neste sector.

No que concerne à gestão dos recursos humanos (RH), disponibilizamos agora aos nossos clientes a possibilidade de medir em tempo real as produtividades e os resultados das suas operações, em áreas como Contact Center, Facility Services, Co-Packing e Merchandinsing.

A base para o sucesso do desenvolvimento deste serviço está nos dois princípios da cultura organizacional da Talenter™: proximidade com clientes e proximidade com colaboradores.

Entendemos que as ferramentas tecnológicas que envolvemos nos processos de outsourcing não reduzem a importância da mão-de-obra, pelo contrário, dignificam-na. Por sermos uma empresa de pessoas para pessoas, a valorização e o bem-estar de quem connosco está reflete-se no rápido crescimento desta área de negócio.

A consolidação do crescimento do outsourcing na Talenter™ em 2020, ficará a cargo de Tiago Esteves, consultor comercial sénior, com vasta experiência na área e resultados consolidados, uma pessoa cuja motivação nos faz acreditar no sucesso do projeto.

Também os serviços financeiros, da banca e dos seguros passam atualmente por enormes desafios, fruto da transformação digital. O aparecimento de novos operadores, start-ups fintech, que oferecem serviços mais eficientes e voltados para a experiência do utilizador, colocam maior pressão ao sector, que já possui uma ampla lista de desafios.

No entanto, existem boas perspetivas para estes serviços, e os perfis mais procurados estarão em linha com as tendências verificadas até ao momento, o que deverá contribuir para uma maior agitação nas contratações.

Isto deve-se essencialmente ao aparecimento de novas instituições que abriram negócio em Portugal e à decisão de instituições multinacionais de trazerem as suas respetivas áreas de operações para o país. Além disso, os processos de fusão e aquisição de algumas instituições tiveram bastante impacto no mercado de recrutamento, contribuindo não só para despedimentos como para uma renovação de estruturas.

A logística e o supply chain passam também por novos paradigmas, onde novamente o investimento em novas tecnologias, automação, tecnologia de movimentação e transporte, estruturas de armazéns e logística tem sido uma realidade.

Aqui, o factor humano tem adquirido cada vez mais valor estratégico na viabilização do completo crescimento da atividade logística das empresas, onde o capital humano deve ser considerado parte inteligente do capital da organização e qualificado com habilidades e conhecimentos que auxiliam na administração de todos os recursos.

Assim, a Talenter™ não poderia deixar de apostar forte nestes sectores, ajudando as empresas com ferramentas flexíveis em casos como a rápida substituição de colaboradores, os acréscimos pontuais de atividade, eventos, atividades sazonais ou projetos de carácter não duradouro.

A dinamização e a aposta nestes dois sectores ficarão a cargo de Pedro Rosado, consultor comercial sénior, cuja vasta experiência em marcas multinacionais nos assegura o crescimento e a consolidação do negócio.

Entrámos em 2020 com a clara aposta nestas áreas, e temos hoje a possibilidade de partilhar know-how internacional, por sermos cofundadores do projeto Eurotemps, o primeiro consórcio europeu em RH, que nos coloca ao nível das melhores práticas europeias do nosso sector de atividade.

 

 

»»» Ricardo Pires (na foto) é diretor comercial da Talenter™. Constituída em 1999, a Talenter™ é hoje um grupo nacional de referência em gestão de pessoas, oferecendo ao mercado soluções globais de gestão de recursos humanos: Recrutamento & Seleção, Formação Profissional, Trabalho Temporário, Outsourcing e Consultoria de Gestão de Talentos. Desde a nossa fundação que ambiciona ser um agente de transformação da sociedade, através da valorização das pessoas e da sua mobilidade laboral. A sua missão é potenciar cada pessoa, colocando-a no melhor sítio para desenvolver o seu talento. Apresenta-se como parceiro de futuro e ambiciona «futurizar» as pessoas nas suas profissões e as empresas nos seus desafios. Gerida por uma equipa jovem e dinâmica, a Talenter™ tem uma estrutura de cerca de 200 colaboradores e nos múltiplos serviços que disponibiliza, estão envolvidas cerca de 8.000 pessoas/ dia.