ISEG renova MBA e antecipa futuro da gestão

Numa sessão que debateu os desafios atuais e futuros da gestão, o ISEG – Lisbon School of Economics and Management apresentou em Lisboa a nova estrutura do seu MBA, que terá início em setembro. Para dar respostas aos desafios que se impõem aos líderes, o MBA da Universidade Lisboa apresenta uma estrutura core típica dos MBAs, acrescentando áreas imergentes e centrais para o sucesso dos profissionais e organizações.

«Apostámos num MBA que é uma experiência de formação visionária, inovadora e competitiva a uma escala europeia», explicou Paulo Soeiro de Carvalho, diretor executivo do ISEG MBA.

A partir deste ano, o MBA da Universidade de Lisboa, além do core em gestão, área onde o ISEG é uma referência científica a nível internacional, contará com uma leadership journey, complementada com um plano de desenvolvimento pessoal, que permitirá aos participantes desenvolverem uma visão para o seu futuro profissional e pessoal.  Acrescenta ainda ao programa as áreas fundamentais para os líderes do futuro, como as seguintes: Global Driving Forces, “Empreendedorismo e Inovação, Transformação Digital e Tecnologias Disruptivas, Design e Agilidade e ainda Ética, Sustentabilidade e Governance. O MBA conta com parcerias de relevo internacional, como o World Economic Forum, o Instituto Superior Técnico (IST) e o Copenhagen Institute for Future Studies, que serão responsáveis por cada uma destas áreas. Junta-se ainda a Start-up Lisboa, a Academia da Força Aérea Portuguesa (AFA) e a Universidade de San Francisco, que serão parceiras em experiências imersivas no Ecossistema Empreendedor de Lisboa (Start-up Lisboa e Hub Criativo do Beato), num programa de dois dias no campus da AFA com atividades focadas em liderança e team-building, e numa imersão em Silicon Valley.

Jorge Marrão, partner da Deloitte e presidente do Conselho Estratégico do ISEG MBA, Rita Alemão, da LYD e do INSEAD, Rui Quinta, da With Company, Miguel Fontes, da Startup Lisboa, e Arlindo Oliveira, do IST, são alguns dos profissionais e especialistas que participaram na sessão, abordando temas como desenvolvimento pessoal, transformação digital, design thinking, networking e empreendedorismo, e que se juntam ao corpo docente e a Paulo Soeiro de Carvalho, que acaba de assumir a Direção Executiva do ISEG MBA, o MBA da Universidade de Lisboa.

 

Depoimentos

Deixamos a seguir alguns depoimentos da sessão:

– Rita Alemão: «Com esta parceria, os alunos do ISEG MBA terão acesso a um assessment e a um método utilizado pelo INSEAD, que lhes permitem identificar os seus gaps de skills e trabalhá-los, tendo por base de análise as skills dos principais líderes mundiais.»

– Rui Quinta: «O design de serviço e o design thinking são formas de pensar e atuar no presente e no futuro, integradas num propósito e no negócio. Existe a possibilidade de externalizar o serviço, ou integrá-lo na empresa, numa lógica de inovação e aumento de envolvimento da estrutura global da organização numa forma de atuar orientada para resultados. A IBM é um exemplo disso, por ser atualmente a empresa com mais designers a nível mundial.»

– Arlindo Oliveira: «Juntar as tecnologias e a gestão é fundamental para negócios de sucesso, atendendo à velocidade, cada vez mais rápida, da transformação digital. Por esse motivo, esta parceria do ISEG com o Técnico faz todo o sentido.»

– Miguel Fontes: «Realizamos esta parceria com enorme satisfação, ao ver uma instituição académica dar relevo a uma realidade cada vez mais presente e crescente, o empreendedorismo.»

– Sofia Santos: «A sustentabilidade é uma área que para ser verdadeiramente tratada necessita de ter um budget próprio. As principais empresas já a adotaram, e a Comissão Europeia já enviou diretivas muito claras da atenção aos riscos que se deve ter com os investimentos feitos e os impactos que eles têm. Assim, no ISEG MBA olharemos a sustentabilidade do prisma da gestão de risco e oportunidades, mas também do propósito que as marcas devem ter, entre a procura do lucro e o equilíbrio com o impacto na sociedade.»

 

O ISEG

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management é a escola de economia e gestão da Universidade de Lisboa, a maior universidade portuguesa e com posições de destaque nos rankings académicos internacionais. Escola de referência criada em 1911, o ISEG conta com importantes certificações internacionais, como a AACSB, que apenas 5% das business schools mundiais possuem. O ISEG contabiliza cerca de 4.500 alunos, dos quais 20% são estrangeiros, distribuídos por sete licenciaturas, 17 mestrados e oito programas de doutoramento. Conta com mais de 200 professores, 80% dos quais doutorados nas melhores escolas nacionais e internacionais. A instituição lidera a produção científica nacional em economia, gestão e matemática aplicada à economia e à gestão. Disponibiliza anualmente aos seus alunos dezenas de milhares de ofertas de emprego e estágio, registando uma taxa média de empregabilidade que toca o pleno emprego.