Assumir a igualdade de género como uma prioridade

A ManpowerGroup voltou a estar presente no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, com uma comitiva encabeçada pelo chief executive officer (CEO) do grupo, Jonas Prising. Na qualidade de parceiro estratégico do evento, a ManpowerGroup procurou contribuir com ideias e novas soluções para algumas das questões globais mais prementes no mundo do trabalho, como a requalificação de competências, a digitalização e a responsabilidade corporativa.

Na conferência «Social Mobillity: Getting to 50-50 Gender Parity», Jonas Prising (na foto) abordou a questão da paridade de género no local de trabalho. «Num mundo em rápida transformação devido à disrupção tecnológica, precisamos de ter a maior diversidade de talento possível para tomar as melhores decisões», defendeu.

Embora diversos estudos demonstrem que a diversidade na liderança conduz a organizações mais resilientes e competitivas, a desigualdade continua a ser uma realidade. Segundo o líder da ManpowerGroup, as empresas têm que assumir a igualdade de género como uma prioridade para que a mudança aconteça: «É uma questão cultural. Não haver representação igual em todos os níveis tem que passar a ser socialmente inaceitável. Quando os líderes se comprometem a tornar a igualdade de género uma prioridade, as instituições mudam rapidamente.»

Jonas Prising deu como exemplo de boas práticas nesta matéria a própria ManpowerGroup, assinalando: «A nossa Administração está empenhada em fazer esta mudança e considera-me responsável por ela. Assumi esta questão como uma prioridade há seis anos e alcançámos, entretanto, grandes progressos. Hoje as mulheres representam 45% dos elementos da nossa Administração.

A comitiva da ManpowerGroup contou também com a presença dos presidentes regionais de América Latina, América do Norte, França e Europa Mediterrânea.

A ManpowerGroup é especializada em soluções globais de trabalho, contribuindo para a transformação das organizações através da atração, desenvolvimento e retenção de talento que têm vista atingir o sucesso. Desenvolve soluções para mais de 400.000 clientes e conecta mais de três milhões de pessoas a emprego sustentável em organizações de todos os sectores de atividade e de todas as dimensões. A sua família de marcas especialistas — Manpower, Experis, ManpowerGroup Solutions e Right Management — cria valor acrescentado para candidatos e clientes nos 80 países em que está presente há quase 70 anos. Em 2019, a ManpowerGroup foi eleita uma das World’s Most Ethical Companies pelo oitavo ano consecutivo e uma das Fortune’s Most Admired Companies, confirmando a sua posição enquanto marca fiável e muito admirada no sector.

A ManpowerGroup iniciou a sua atividade em Portugal em 1962, através de um franchising. Em 2008, adquiriu esse franchising, tendo iniciado a reorganização da empresa e da marca, o que tem vindo a transformar a sua presença em Portugal.