A Asseco PST associou-se à Universidade Nova para patrocinar o curso «Empreendedorismo FCT», por muitos considerado o maior curso universitário de empreendedorismo tecnológico da Europa. A iniciativa, que arrancou esta semana no campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, envolve anualmente mais de 1.000 alunos, uma equipa de 17 professores, cerca de 70 convidados empresariais e a apresentação final de 250 pitchs.
Para a Asseco PST, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o sector financeiro, o patrocínio permite o reforço da sua visibilidade e a ligação ao mundo universitário, posicionando a marca ao nível dos estudantes. É, por outro lado, uma oportunidade de associação a uma das mais prestigiadas instituições do ensino superior em Portugal.
Durante a formação, a Asseco terá oportunidade de trabalhar como mentor de uma equipa de formandos, colocar desafios empresariais e receber ideias de uma turma de estudantes. No final, terá acesso a 60 pitchs sobre empreendedorismo, valorizando as melhores ideias de negócio que poderão dar origem a futuras startups.
No arranque da iniciativa, perante uma plateia cheia, José Nunes (na foto), administrador da Asseco PST, deixou um desafio empresarial aos futuros empreendedores: «Se fossem a Administração da Asseco PST, qual seria o negócio em que investiriam hoje a pensar num horizonte de cinco anos?»
Com uma duração de cinco semanas e tendo por base alunos das áreas de Ciências e Engenharia, o curso permite a apresentação de ideias tecnológicas inovadoras do ponto de vista de implementação no mercado. A formação percorre todos as fases de um projeto empreendedor, desde o design thinking e o modelo de negócio, passando pelos planos financeiro e de comunicação, e terminando num pitch para o mercado, avaliado por empresas e entidades convidadas.
É a primeira vez que a Asseco PST se associa à Universidade Nova no patrocínio deste curso, cujo impacto tem aumentado de ano para ano. Desde que foi lançado, no ano letivo de 2012/2013, o programa «Empreendedorismo FCT» já formou cerca de 7.500 alunos de mestrado de 38 programas diferentes de Ciências e Engenharia, creditando três ECTS () a cada estudante no quadro do sistema de créditos europeu em vigor com o Acordo de Bolonha.
De assinalar que as origens da Asseco PST remontam a 1988, no Funchal (Madeira), decorrente da convicção de um grupo de profissionais na importância decisiva das tecnologias de informação (TI) no sector financeiro, que criaram a então Promosoft. Após dois anos a desenvolver de raiz a sua primeira solução de gestão bancária, a empresa ganhou o primeiro cliente em Portugal através de uma recomendação da Universidade Católica. A aposta na internacionalização logo nos primeiros anos de vida é um dos motivos pelos quais a empresa detém uma significativa quota de mercado no seu sector, em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Em 2011, através de um exercício de rebranding e alteração acionista, a Promosoft passou a chamar-se Exictos. Por esta altura, já atuava também em Timor-Leste e Malta, a que se seguiria, em 2014, a Namíbia. Em 2015, foi adquirida pelo Asseco Group, um dos maiores grupos europeus de TI, originário da Polónia, com presença em mais de 50 países e um universo global de cerca de 24.000 colaboradores. Em 2018, foi efetuado um novo rebranding, assim nascendo a Asseco PST, responsável por um volume de negócios de 34 milhões de euros.