Hugo Silva (na foto), country manager da Whirlpool Corporation em Portugal, foi nomeado marketing director para o Reino Unido e a Irlanda, deixando as suas atuais funções em final de fevereiro e continuando a sua progressão profissional dentro da multinacional. Na Whirlpool Portugal desde 1998, onde iniciou funções como senior product manager e tendo evoluído até country manager em 2008, Hugo Silva dá assim um passo na internacionalização da sua carreira, tendo pela frente o desafio de liderar as estratégias de marketing do mais importante mercado da empresa na Europa e um dos seus eixos estratégicos de crescimento. O Reino Unido apresenta um dos maiores pesos do comércio on-line no mundo, sendo um dos maiores exemplos da rápida transformação do retalho nos últimos anos.
Licenciado em Gestão de Marketing, com um mestrado em Comunicação e Psicologia do Comportamento aplicada ao Marketing e detentor do título de Professor Especialista em Marketing e Publicidade, o gestor não esconde o misto de motivação em abraçar este novo desafio e o de ter de deixar uma equipa e uma casa que tão bem o acolheu nos últimos 21 anos:
É ele próprio que refere: «Com um sentido de missão cumprida em Portugal e com a ambição de continuar a aprender e crescer profissionalmente, é chegada a hora de integrar mercados de grande dimensão, de aprender e liderar novas realidades. Nesta hora de partida, os sentimentos estão divididos entre uma forte motivação pelo novo e enorme desafio e a melancolia de deixar uma empresa, uma equipa e um mercado que ajudei a construir ao longo de duas décadas. Deixo um sentido agradecimento aos colegas e amigos que me ajudaram neste longo e orgulhoso caminho; hoje a Whirlpool Portugal é exemplo de sucesso, equilíbrio e crescimento sustentado ao longo de vários anos, algo que me orgulha profundamente. Esta performance deve-se essencialmente às pessoas que me acompanharam e acreditaram no projeto e na sua liderança. Um enorme obrigado também aos nossos parceiros comerciais, pelas apostas que ao longo dos anos fomos ganhando em conjunto, os quais sempre acreditaram no nosso projeto, com as normais e saudáveis disputas comerciais mas também com excelentes momentos passados juntos. Estou certo de que as parcerias comerciais que construímos se manterão por muitos anos. Um sentido ‘até breve’ e um forte abraço a todos.»
Armando Anjos, diretor da Whirlpool Espanha, será a pessoa que substituirá Hugo Silva, acumulando funções para Portugal. Em Espanha desde 2014, Armando Anjos tinha já sido responsável em Portugal pela Indesit Company antes da integração na Whirlpool, pelo que a sua experiência nos dois mercados é razão de confiança e estabilidade na operação.
A Whirlpool Corporation é a maior empresa do mundo de eletrodomésticos para a casa, com cerca de 21 mil milhões em vendas anuais, cerca de 92.000 empregados e 70 centros de produção e desenvolvimento tecnológico, em 2017. A empresa comercializa as marcas Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, Jenn-Air, Indesit, Hotpoint e outras grandes marcas, presentes em quase todos os países do mundo. Grupo líder no sector de grandes domésticos em Portugal (Dados MDA, GFK 2018), com uma faturação anual superior a 70 milhões de euros, está presente no mercado português com as marcas Whirlpool, Hotpoint e Indesit.