O programa «Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva», da Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon), cuja próxima edição começa em fevereiro de 2020 (candidaturas já abertas), tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através da atribuição de 10 bolsas/ ano, equivalentes ao montante total das propinas do curso.
Este projeto tem como objetivo promover as competências «verdes» de profissionais com elevado potencial de transformação nas suas organizações, sendo especificamente dirigido a colaboradores de pequenas e médias empresas (PME), microempresas, startups e empresas sociais portuguesas.
As candidaturas ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian devem ser submetidas através de um documento que perspetive, num máximo de 500 palavras, de que forma os conhecimentos adquiridos neste curso vão poder impactar a transformação das organizações, nomeadamente através da aceleração da transição para padrões de produção e/ ou consumo mais sustentáveis ou da inclusão de práticas de gestão mais responsável do ponto de vista social ou ambiental.
Nuno Moreira da Cruz, coordenador do programa, refere: «O apoio da Fundação Calouste Gulbenkian é algo que valorizamos muito na Católica-Lisbon, como parceiro de enorme prestígio e com indiscutível preocupação com os assuntos sociais e ambientais. Estas bolsas vão permitir o acesso ao curso de uma parte muito importante do tecido empresarial que não pode ficar de fora neste desafio de sustentabilidade que todos temos enquanto cidadãos e organizações.»
Já Filipa Saldanha, subdiretora do «Programa Gulbenkian Sustentabilidade», assinala: «Este programa, desenhado pela Católica-Lisbon, responde à necessidade das empresas de fazer a transição para modelos de negócio, processos e produtos mais alinhados com os desafios sociais e ambientais do século XXI, transição essa que é determinante para a competitividade futura do tecido empresarial português. O investimento da Fundação Calouste Gulbenkian neste programa, através da atribuição de 10 bolsas, contribui para acelerar a adaptação das empresas a este contexto através da necessária formação dos seus quadros numa nova área de conhecimento.»
Há um reconhecimento generalizado de que ser um responsible business se transformou numa macrotendência imparável, existindo ainda uma aceitação global da importância de que as empresas devem incorporar cada vez mais as preocupações sociais e ambientais na definição das suas estratégias de negócio.
Ainda de acordo com Nuno Moreira da Cruz, «o reconhecimento da atual vulnerabilidade do planeta do ponto de vista social e ambiental está, em grande medida, globalmente aceite». Mais: «Será nossa missão, através de investigação e formação, cimentar em alunos e executivos essa consciência e ajudar a entender como incluir a noção de responsible business nas estratégias corporativas. Com um propósito central: contribuir para que sustentabilidade e liderança responsável sejam as pedras angulares da forma como atuamos no nosso planeta.»