De que falamos quando falamos de liderança em contexto organizacional? E qual deve ser aí o papel da formação?
Texto: Artur Félix
Quando falamos de liderança em contexto organizacional, falamos da capacidade para influenciar positivamente as pessoas e as equipas para alcançarem os seus objetivos e os da sua organização.
Isto significa que o líder tem que ter a capacidade para criar contextos motivadores para as suas pessoas, para conseguir alcançar os níveis de desempenho desejados.
Assim, a formação em liderança deve promover o desenvolvimento das capacidades dos líderes para conseguirem atuar em duas dimensões: motivação e produtividade.
No entanto, o primeiro passo de um processo de desenvolvimento desta natureza passa pelos participantes tomarem consciência do seu impacto na motivação e na produtividade dos outros, decorrente da forma como exercem a liderança.
É algo que para ser entendido não basta falar, tem que ser vivido. Há que proporcionar experiências com forte impacto nos indivíduos, que levem os participantes a identificarem claramente o que precisam mudar para serem bem sucedidos.
Após esta tomada de consciência, e havendo a vontade para mudar, há um conjunto de técnicas e ferramentas que podem contribuir para motivar as pessoas – reconhecendo as suas diferenças e preferências – e para melhorar o seu desempenho – direcionando e/ ou apoiando no momento e com a intensidade necessária.
No entanto, sem a atitude certa as técnicas e ferramentas não se traduzem em resultados.
»»» Artur Félix (na foto) é partner da Blink Consulting, uma empresa de consultoria especializada no trabalho com pessoas dentro das organizações. A Blink Consulting assume-se como agente catalisador e facilitador de processos de mudança/ desenvolvimento das organizações e dos seus recursos humanos, sendo que atua de forma sistémica, valorizando o conhecimento do negócio dos clientes, integrando nas intervenções os seus objetivos estratégicos e organizacionais. Trabalha com uma rede de parceiros internacionais que lhe permitem aceder a metodologias, ferramentas, conhecimento e experiências.