«Prémio K.Tech» procura empreendedorismo tecnológico

Estão abertas as inscrições para o «Prémio K.Tech», a vertente tecnológica do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal desenvolvido em parceria com a consultora KCS iT pelo quarto ano consecutivo.

A iniciativa integra o «Montepio Acredita Portugal», o maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial e premeia ideias e projetos que passam por vários sectores e áreas económicas e sociais. O «Prémio K.Tech» recebeu, na sua última edição, cerca de 1.700 candidaturas.

As inscrições podem ser submetidas on-line, de forma gratuita, até ao dia um de março de 2020, aqui.

O que se pretende é apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente de idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e a sua avaliação. Os melhores projetos têm contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração.

Os vencedores do Prémio contarão com o apoio da KCS iT para a sua entrada no mercado, através da atribuição de uma bolsa de horas para implementação das melhores práticas ao nível de PMI.

Tiago Farinha (na foto), diretor geral da KCS iT, destaca a relevância desta parceria com a constatação de que «a qualidade dos projetos recebidos nas últimas edições apontam para uma extraordinária motivação dos empreendedores nacionais e da qualidade das suas propostas de valor para o mercado». Por esse motivo, prossegue, «continua a fazer-nos todo o sentido estarmos associados a esta iniciativa e apoiar estes projetos no seu desenvolvimento e amadurecimento, para que se possam tornar em soluções viáveis de negócio». Mais: «A transformação da realidade nas empresas e na sociedade, associada à tecnologia e às suas oportunidades, exige que consigamos capacitar bons exemplos e potenciar o sucesso de projetos promissores neste contexto.»

Fernando Fraga, diretor de inovação da Acredita Portugal, assinala por sua vez: «Montámos em parceria com a KCS iT um prémio dedicado à tecnologia aplicada a sectores industriais tradicionais portugueses, a indústrias que já existam, mas que precisem de ser atualizadas, possibilitando a criação de negócios de maior escala, mais sustentáveis e que preservem o conhecimento. A tecnologia não é o objetivo, é o caminho para lá chegar. A mais-valia da tecnologia e aquilo que fazemos com a KCS iT é levar a tecnologia onde ela ainda não está presente e conseguir desenvolver novas soluções para sectores tradicionais da indústria e elevá-los a um novo patamar de crescimento.»

Num percurso de seleção que começa pela análise do mercado e do modelo de negócio, os candidatos passam por etapas sucessivas de desenvolvimento, do plano de marketing e plano financeiro à apresentação do projeto em formato de pitch.

Todos os participantes são premiados, graças à rede de parceiros da Acredita Portugal que investem nos empreendedores portugueses. Entre todos os prémios dados (participantes, semifinalistas, finalistas e vencedores), contam-se mais de 500 mil euros em serviços, com o objetivo de apoiar as necessidades no momento de go to market.

Informações adicionais disponíveis aqui.

 

A Acredita Portugal

A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional, que nasceu em 2008 pela mão de José Miguel Queimado. Desde então, trabalha para todos os portugueses, independentemente da sua formação ou da sua cultura, permitindo que qualquer cidadão tenha oportunidade de perseguir o seu sonho empreendedor. Cada ideia em competição é submetida de forma gratuita, passando por uma avaliação e vendo desenvolvido o seu plano de negócios. Aos projetos vencedores é dada a oportunidade de desenvolver parcerias estratégicas com vista à sua implementação no mercado.

 

A KCS iT

A KCS iT é uma empresa de serviços de tecnologia com um alinhamento inovador e uma equipa ágil, orientada à criação de valor para clientes através da execução de consultoria estratégica, gestão de projetos e formação. Possui uma multifacetada oferta de serviços e de parcerias com as quais eleva os negócios de clientes a novos patamares de excelência. É reconhecida pela experiência em gestão de projeto, através da implementação de boas práticas internacionais do Project Management Institute (PMI). Está alinhada com as soluções Salesforce, SAP, Microsoft, Oracle, Esri e VisualCue. Cria valor para os negócios na era digital, desenvolvendo estratégias e dinâmicas através da unidade Key Services.