SAP atribui «Prémio de Inovação» ao Metropolitano de Lisboa

O Metropolitano de Lisboa é o vencedor do «Prémio de Inovação» atribuído pela SAP Portugal, como resultado do importante programa de transformação digital desenvolvido pelo Metropolitano de Lisboa, para melhoria do nível de serviço prestado aos seus clientes.

Concebido e construído em estreita parceria com a SAP e num forte compromisso de inovação empresarial, este programa materializou a visão do Metropolitano de Lisboa através da melhoria da eficiência operacional e do aumento da rentabilidade da sua oferta de serviços.

Com o novo paradigma da mobilidade na cidade, o aumento progressivo da procura do modo de transporte «metro» e o desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade ambiental, o Metropolitano de Lisboa desafiou a SAP, seu parceiro de longa data, a desenvolver soluções que harmonizassem e interligassem o mundo da Internet of Things (IoT) com a vertente financeira e a informação diretamente relacionadas com o serviço ao cliente.

Através das soluções analíticas e inteligentes da SAP, baseadas na cloud e na plataforma SAP HANA, as soluções desenvolvidas pretenderam desmaterializar os dados do sistema de bilhética, cruzando-os com os dados contabilísticos do Metropolitano de Lisboa, reforçando uma melhor adequação da oferta à procura.

Vítor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, assinalou: «Importa realçar a parceria de longa duração existente entre o Metropolitano de Lisboa e a SAP Portugal, que torna possível a criação de uma relação comercial entre estas empresas que permite o desenvolvimento de projetos de interesse comum para a mobilidade e promoção da sustentabilidade. Estamos muito satisfeitos por receber este prémio, acima de tudo pela inovação trazida ao nível dos nossos processos de negócio e pela melhoria da nossa oferta aos cerca de 600 mil clientes que procuram diariamente os nossos serviços.»

Já Luís Urmal Carrasqueira, Diretor Geral da SAP Portugal, referiu: «O Metropolitano de Lisboa é um parceiro estratégico de renovada e contínua relevância para a SAP. Pela sua dimensão e pela importância para a cidade de Lisboa, pela sua abertura à inovação e a novas alternativas que visem a melhoria do conforto dos seus clientes. É assim que encaramos esta parceria, como um agente potenciador da economia e da rentabilidade económica e social. O ‘Prémio de Inovação’ é, pois, merecido, demonstrativo do trabalho que tem sido levado a cabo pelo Metropolitano de Lisboa e que é por todos reconhecido.»