«ManpowerGroup Employment Outlook Survey»

As intenções de contratação das empresas portuguesas mantêm-se positivas para o início do próximo ano, de acordo com os dados do «ManpowerGroup Employment Outlook Survey», que revelam uma projeção para a criação líquida de emprego de +10% no primeiro trimestre de 2020. Estas perspetivas são ligeiramente superiores às observadas no período homólogo de 2019 e mantêm-se idênticas às relatadas para o último trimestre de 2019, marcando um crescimento continuado do mercado de trabalho em Portugal.

Num universo de 626 empresas portuguesas inquiridas, 15% dos empregadores antecipam um aumento nas contratações, no período entre janeiro e março, enquanto 76% não preveem qualquer alteração. Apenas 5% dos empregadores anteveem uma queda. No contexto europeu, Portugal surge como o quarto país com a mais alta projeção para a criação líquida de emprego no primeiro trimestre de 2020.

Rui Teixeira, ‘chief operations officer’ da ManpowerGroup Portugal, refere a propósito: «Com a taxa de desemprego em valores historicamente baixos, vemos que as empresas portuguesas permanecem confiantes em matéria de intenções de contratação neste início de 2020, marcando já o décimo quinto mês consecutivo de projeções positivas. O sector terciário continua a revelar as perspetivas mais otimistas, mas destacam-se também o sector industrial e as médias empresas, que neste trimestre aumentam de forma significativa as suas intenções de contratação, conduzindo assim a uma maior capilaridade e dispersão geográfica na criação de emprego. Para as empresas, este contexto de escassez de talento revela-se sem dúvida um desafio, e vemos hoje como na proposta de valor do empregador elementos como a flexibilidade, a imagem da empresa e o sentido de propósito que podemos oferecer às nossas pessoas são cada vez mais elementos de referência na atração e na retenção de talento.»

O inquérito prevê ganhos na força de trabalho durante o primeiro trimestre de 2020 nos nove sectores de atividade analisados. O sector Finanças, Seguros, Imobiliário e Serviços será o mais dinâmico, com uma projeção de +17% nas perspetivas de contratação, uma previsão de quatro pontos percentuais acima da registada para o primeiro trimestre de 2019.O sector Restauração e Hotelaria apresenta também bons indicadores, com uma projeção de +16%, o que representa uma subida de 12 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2019 e de três pontos com respeito ao último trimestre de 2019. Do mesmo modo, no sector Transportes, Logística e Comunicações os empregadores estão otimistas, com a projeção a situar-se nos +12%. Também se observa maior dinamismo no sector Indústria, que com uma projeção de +8% marca uma subida de 10 pontos percentuais com respeito ao último trimestre de 2019 e de quatro pontos relativamente ao período homólogo de 2019.

Em contraciclo, os sectores Público e Comércio Grossista e Retalhista esperam um ritmo ligeiramente mais fraco nas contratações, ambos com uma projeção para a criação líquida de emprego de +5%. Apesar da projeção permanecer estável na comparação com o período homólogo do ano passado, o sector Público regista um declínio de nove pontos percentuais quando comparado com o trimestre anterior. Do mesmo modo, no sector Comércio Grossista e Retalhista os planos de contratação decrescem quatro pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2019.

 

Empresas da região centro antecipam aumento das contratações

Em termos geográficos, os empregadores preveem um aumento nos níveis de contratações, durante o próximo trimestre, nas três regiões analisadas. A região centro apresenta as melhores perspetivas, com uma projeção de +11% nas intenções de contratação, um valor que se mantém inalterado em relação ao mesmo período do ano passado. Na área da Grande Lisboa, os empregadores anteveem um ritmo sustentado de contratação nos próximos três meses, reportando também uma projeção para a criação líquida de emprego de +11%. Na região norte, observa-se também perspetivas de contratação animadoras, com uma projeção de +10%, um valor também declarado pelos empregadores da região do Grande Porto. Já a região sul apresenta a previsão mais moderada, com uma projeção de +4%. De salientar, no entanto, que as perspetivas de contratação nesta região sobem quatro pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2019.

 

Médias empresas antecipam o maior crescimento nas previsões de contratação

As principais impulsionadoras do crescimento do emprego deverão ser as médias empresas, que antecipam o mercado de trabalho mais forte, com uma projeção de +26%, que representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao último trimestre.

As perspetivas são igualmente positivas nas grandes e nas pequenas empresas, que preveem valores de +17% e +9%, respetivamente. No caso das pequenas empresas, observa-se um ligeiro crescimento, de dois pontos percentuais, quando comparado com o anterior trimestre e com o período homólogo de 2019. Já nas grandes empresas, verifica-se uma queda de cinco e de sete pontos percentuais com respeito a esses períodos.

Contrariamente, para as microempresas, observa-se uma ligeira contração nas previsões de contratação, com uma projeção de -2% e uma redução de um ponto percentual com respeito ao período homólogo de 2019.