Ristorante La Squadra
O novo italiano da baixa de Lisboa

Se é verdade que em gastronomia os olhos também comem, no agora inaugurado La Squadra não são apenas os pratos que despertam desejo, é também o decor que seduz, num ambiente diferenciador e sofisticado, mas que ao mesmo tempo desperta memórias, através de alguns apontamentos muito tradicionais.

Texto: Redação Human

 

O conceito do Ristorante La Squadra é procurar a essência das mais reconhecidas receitas italianas, dando a conhecer melhor a tradição gastronómica de um país reconhecido internacionalmente pelo qualidade, sabor e prazer, à mesa.

É um pouco como viajar até Itália e desfrutar dos aromas, das cores e do ambiente que só se podem sentir na península mais conhecida do mundo.

Com consultoria do chef Augusto Gemelli, o Ristorante La Squadra apresenta uma Cozinha italiana clássica e regional, de norte a sul.

Nascido em Itália, Augusto Gemelli chegou a Portugal em 1996, convidado para participar num novo projeto de restauração ligado à cozinha italiana. Passado algum tempo abriu o seu próprio espaço de cozinha de autor, que seria eleito, em 2003, «O Melhor do País».

O chef, que continua a trabalhar no desenvolvimento da sua marca, no país e no estrangeiro, propõe, no La Squadra, uma cozinha italiana mais tradicional, que exprime o seu amor pela gastronomia original da sua Itália, e que marca a diferença junto do apreciador português.

 

Os melhores ingredientes, originais de Itália

No Ristorante La Squadra oferece-se uma cozinha de produto com seleção dos melhores ingredientes frescos, originais de Itália (como burrata, presunto de Parma, parmigiano reggiano, entre outros).

O restaurante produz massa fresca caseira, pão e outros produtos de padaria italiana, e sempre que possível certificados DOP, de forma a realizar receitas fiéis à tradição da gastronomia italiana.

Num menu sempre renovado, de forma a oferecer uma panorâmica mais abrangente da cozinha italiana, estas são algumas sugestões: além das saborosas pizzas em forno a lenha (com destaque para a Pizza Bufalina e Diavola), apresenta os petiscos, como o Gran Misto de Charcutaria italiana, com manteiga de ervas aromáticas e pão crescentina; entradas e pratos principais, a exemplo do Risotto de cogumelos bravos, Queijo Grana Padano e Cebolinho, a Lasagna Verde à Bolonhesa Tradicional, o Spaghetti com Molho Carbonara Clássico ou o Hambúrguer La Squadra; e nas sobremesas, o prazer de um tiramisù tradicional, ao café expresso, a Panna Cotta de canela com molho de laranja e crocante de Bolacha Cantucci ou o Sgroppino de Sorvete de Limão com hortelã e espumante Prosecco.

Localizado no novo My Story Hotel Figueira, em plena Baixa de Lisboa, o La Squadra é um espaço a visitar, mais descontraído durante o dia e com uma pitada de requinte ao jantar, num ambiente que remete para os modernos restaurantes que se encontram no centro das principais cidades italianas, como Milão e Roma, mas também Turim, Bolonha, Florença, Nápoles.