Fundação Altice coloca a comunicação acessível a quem mais precisa

Foi na presença de ilustres figuras da sociedade portuguesa, entre elas Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Maria de Belém Roseira, conselheira da Fundação Altice, Lino Maia, padre e presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Manuel de Lemos, presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, e Abílio Cunha, presidente da Federação das Associações de Paralisia Cerebral, entre outras, que a Altice Portugal, através da Fundação Altice, apresentou em Braga o novo «Programa Inclui», que visa tornar a comunicação acessível a todos e colocar a tecnologia da Altice Portugal ao serviço da acessibilidade e da responsabilidade social.

Tendo uma importância e fundamental intervenção social nas áreas da Educação, da Saúde, do Empreendedorismo e da Acessibilidade às Comunicações, a Fundação Altice tem como um dos principais vetores a inclusão, recorrendo a soluções tecnológicas de acessibilidade e disponibilizando um vasto leque de produtos inovadores que coloca ao serviço dos cidadãos, particularmente dos que são portadores de necessidades especiais.

O «Programa Inclui» é o mais completo programa de apoio à comunicação, através das tecnologias, que existe em Portugal. Com ele, a Fundação Altice disponibiliza condições especiais para cidadãos portadores de deficiência, doença prolongada ou necessidades especiais, como serviços, produtos e soluções com condições exclusivas para este segmento.

Assim, estas soluções tecnológicas de comunicação podem mudar vidas e ser um apoio fundamental na inclusão social e bem-estar de cidadãos em situação de elevada vulnerabilidade, ajustando-se às necessidades específicas de cada um, induzindo novos graus de autonomia e autoconfiança e facilitando o respetivo relacionamento e a participação mais ativa na sociedade.

Alexandre Fonseca (na foto), presidente executivo da Altice Portugal, sublinhou: «As desigualdades continuam a existir no nosso país, e resolvê-las, na medida em que nos é possível, é para a Altice Portugal, responsabilidade social. A Altice Portugal não olha o mundo tomando por certas as suas assimetrias, antes age assumindo-se como um promotor de coesão. Enquanto empresa de telecomunicações, promove igual acesso levando fibra a todo o país, sendo através da sua Fundação, garantindo que a população mais vulnerável não fica de fora.»

Com o «Programa Inclui», os beneficiários passam a ter ao dispor:

– Um portefólio de produtos (equipamentos e software) desenvolvidos pela Altice e pelos seus parceiros, que permitem a qualquer pessoa, independentemente da incapacidade, aceder a telemóvel, computador ou tablet e poder comunicar. Associado a esta possibilidade, tantas vezes vedada a esta população, há ainda de subsidiação de pelo menos 70% para pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%.

– A conceção, o desenvolvimento e a disponibilização gratuita de soluções de acessibilidade inexistentes no mercado (AudioZapping, MagicContact, Teleaula).

– Iniciativas para o desenvolvimento e a utilização da Língua Gestual Portuguesa (Academia LGP, Dicionário ZOOM on-line, atendimento a surdos em lojas MEO e call center, entre outras)

– Teleaula, uma vez que a Altice responde a todas as solicitações que o Ministério da Educação apresenta, para o continente e as ilhas, através de um sistema escola-aluno desenvolvido pela Altice Labs. São ainda disponibilizadas comunicações gratuitas para utilização do sistema.

Também o vetor da portugalidade e da promoção da Língua Portuguesa são eixos fundamentais da atuação da Altice Portugal. Por este motivo, e na prossecução da elevação do país, a Fundação Altice acolhe na sua estrutura um novo embaixador: Tony Carreira será Embaixador da Fundação Altice.

Tony Carreira junta-se a outros nomes como Cristiano Ronaldo, Frederico Morais, Miguel Oliveira, Armindo Araújo ou João Sousa, que fazem parte da equipa de embaixadores da Altice Portugal. Figura incontornável da música e da sociedade portuguesa, e que tanto tem contribuído, de forma patriótica e imensurável, para a elevação do nome de Portugal

A Fundação Altice assume ainda um compromisso com a sociedade naqueles que são já os seus eixos históricos, como a educação, a ação social, o empreendedorismo, a arte e a cultura, como noutras áreas que os complementam, como o combate à iliteracia digital, a promoção da portugalidade e da Língua Portuguesa, e a união entre educação, saúde, tecnologia e pessoas. Prova disso, é o «Tour da Fundação Altice», que está a levar tecnologia e inovação, deslocando-se num camião TIR aos 18 distritos e a perto de meia centena de concelhos portugueses, proporcionando a igualdade de oportunidades na inclusão digital.