Discutir a economia social

O Fórum «Empreendedorismo e Inovação Social» conta com uma ampla participação de especialistas, nacionais e internacionais, num programa de conferências e debates temáticos que vão dinamizar a edição de 2019 do «Portugal Economia Social» (PTES). Centrado na apresentação de projetos inovadores que pretendem dar respostas a múltiplas necessidades sociais, a iniciativa que tem como missão a promoção do empreendedorismo e inovação social, realiza-se nos dias 10 e 11 de dezembro, entre as nove e as 18 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. É principal encontro nacional, e único a nível europeu, exclusivamente focado no sector da economia social.

Durante dois dias, decorrerá um fórum no qual se irão debater as principais questões que influenciam o sector da economia social. O primeiro painel foca-se no financiamento e investimento para a inclusão social, e conta com a intervenção de diversos especialistas, dos quais se destacam Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon School of Business & Economics, um representante da  GD Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Filipe Almeida, presidente da EMPIS (Estrutura de Missão Portugal Inovação Social), Inês Sequeira, diretora de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia, e Fernando Amaro, do Banco Montepio

No segundo painel vai haver debate de boas práticas de intervenção económica e social e nomeadamente das empresas e territórios, com recurso a partilha de casos de sucesso de diferentes entidades, com destaque para a intervenção de Luís Amado, diretor executivo da B Lab Portugal sobre empresas BCorp, a apresentação de Karen Lemasson, diretora para «Social Responsibility and Open Innovation» da Laboratoires Expanscience,  a par de duas empresas portuguesas, Hovione e Abreu Advogados, também elas BCorp,  e a intervenção sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de Mário Parra da Silva, presidente da UN Global Compact em Portugal.

No dia 11 de dezembro, realiza-se o terceiro painel, sobre o envelhecimento sustentável e projetos intergeracionais. Tem como oradora principal Carina Dantas, da Cáritas Coimbra e vice-presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas. Neste painel serão abordados os desafios da inovação social face ao aumento da longevidade da população, a saúde, o envelhecimento e a IV Revolução Industrial, num debate que pretende questionar qual o papel da tecnologia na promoção de uma sociedade mais desenvolvida e inclusiva.

Por último, o quarto painel dedica-se aos territórios inclusivos. Com a dinamização de Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal, vão ser focados os desafios da criação de uma estratégia nacional para que Portugal possa ser considerado um país inclusivo e como estão as cidades a encontrar soluções para a mobilidade e a acessibilidade e para a integração das diferentes necessidades das populações. As respostas surgem sob a forma de projetos piloto, de municípios nacionais e internacionais, com destaque para as intervenções de Maria da Luz Cabral, coordenadora do projeto «Lisboa, cidade de todas as idades», e da irlandesa Joan Martin, presidente do Louth County Council.

Paralelamente ao fórum principal, o evento integra ainda diversas praças temáticas onde decorrem apresentações de diferentes entidades, sobre temas de inovação social, consultoria, ensino, municípios, inclusão, financiamento e investimento.

 

Portugal Economia Social

As alterações demográficas e económicas que se estão a registar aportam novas necessidades, mudança de mentalidades e paradigmas. O Portugal Economia Social tem como grande objetivo debater e apresentar soluções para esta nova realidade.

Na sociedade atual enfrenta-se um ciclo particularmente desafiante para garantir a paridade de condições e oportunidades a todos os segmentos da população. Ao mesmo tempo, torna-se imperativo fazer parte da solução e contribuir para o desenvolvimento sustentável do País. Neste contexto, a economia social desempenha um papel estratégico para fomentar o encontro de propostas que criem soluções efetivas às principais necessidades de integração de todos os cidadãos.

Os principais objetivos deste encontro passam por estimular o empreendedorismo e a inovação social, junto das empresas, organizações e sociedade civil, para promover níveis superiores de coesão económica e social. Com esta iniciativa pretende-se, também, consolidar e qualificar o sector da economia social – organizações, empreendedores e financiadores – dinamizar projetos económicos e sociais, impulsionar o desenvolvimento local e regional, de forma a criar respostas para situações, públicos e regiões com maior vulnerabilidade.

A edição de 2019 do Portugal Economia Social integra duas vertentes. Por um lado, o evento constitui-se como uma mostra de casos de sucesso, e de inovação, no desenvolvimento de produtos e serviços, no âmbito da economia social nacional. Por outro lado, adota uma dinâmica constante de partilha de informação – através da realização de um ciclo de conferências, debates, apresentações temáticas e divulgação de casos de estudo – para promover a discussão e reflexão dos temas mais relevantes do sector da economia social.

Ao longo de dois dias, o PTES faculta entradas totalmente gratuitas para visitar o certame, bem como acesso livre às conferências. Porém, a participação no fórum necessita de inscrição prévia, que pode ser efetuada on-line, aqui.