Psicóloga Vera de Melo lança primeiro livro

Como Sobreviver a Um Chefe Idiota é o primeiro livro da psicóloga Vera de Melo. O lançamento ocorreu no dia 12 de novembro, na Estufa Real, em Lisboa.

«Não estão em vias de extinção e multiplicam-se todos os dias, afetando todos os que estão ao seu redor, tendo efeitos diretos na motivação, na produtividade e na competitividade», assinala Vera de Melo, que sabe que esta é uma realidade comum no panorama empresarial português. Por isso decidiu escrever um verdadeiro manual para ultrapassar as adversidades no ambiente de trabalho.

A autora refere ainda que «um mundo empresarial sem idiotas é tão improvável quanto impossível», e por isso identifica no livro os vários tipos de chefes idiotas e os efeitos nocivos que estes podem ter não só na estrutura empresarial como nos seus liderados. Pretende assim fornecer ferramentas e desenvolver estratégias para que todos os liderados saibam como sobreviver a um chefe que dificulta a convivência no trabalho e a concretização dos seus objetivos profissionais.

Como Sobreviver a um Chefe Idiota também ajuda os líderes a não se transformarem eles próprios em chefes idiotas. E se todas as estratégias falharem, Vera de Melo acredita que desistir não deve ser considerado um fracasso, apresentando dicas sobre como seguir o melhor caminho rumo a uma nova experiência, mais recompensadora.

Para lançar este livro, que considera um «manual de sobrevivência», Vera de Melo baseou-se nos seus 15 anos a exercer psicologia clínica e na sua experiência enquanto chief executive officer (CEO)/ partner da Set Goals – Human Consulting, onde ajuda organizações a atingir objetivos e a inspirar pessoas a mudar mentalidades, conseguindo resultados surpreendentes em várias empresas.

Enquanto CEO/ partner da Set Goals, Vera de Melo é responsável pela consultoria de recursos humanos, gestão e formação de grandes empresas públicas e privadas, prevendo faturar meio milhão de euros até ao final do ano.

Mais conhecida pelo público através da sua presença regular como comentadora no «Programa da Cristina» e na Rádio Renascença, no «Programa Nunca é Tarde», tem também presença pontual noutros programas, como «Alô Portugal» e «Curto Circuíto». Vera de Melo escreve também de forma regular para vários meios como «Visão», «Dinheiro Vivo», «Observador» e «Mood», entre outros.

Como Sobreviver a Um Chefe Idiota tem prefácio de João Paulo Petiz, colaborar da Set Goals, e posfácio do ator Manuel Marques.