Fundação Galp planta 110 mil árvores até ao final do mês

O Movimento Terra de Esperança, promovido pela Fundação Galp em parceria com a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, vai plantar cerca de 110 mil árvores de norte a sul do país até ao final deste mês. O conjunto de iniciativas já em curso vai envolver, no total, 15 municípios e mais de cinco mil voluntários.

O segundo aniversário deste movimento foi assinalado no passado sábado, em Leiria, com uma ação de reflorestação onde foram plantadas 12 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na zona envolvente à Lagoa da Ervedeira, a norte do Pinhal de Leiria.

A ação organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria contou com cerca de 500 voluntários e elevou para cerca de 185 mil o número de árvores já plantadas pelo Movimento Terra de Esperança desde novembro de 2017.

Além da ação de Leiria, o Movimento Terra da Esperança tem também no terreno, até ao final de novembro, um conjunto de iniciativas associadas à comemoração do Dia da Floresta Autóctone. Estas ações envolvem a colaboração de mais de 4.500 alunos de escolas dos municípios de Cascais, Torres Vedras, Mangualde, Braga, Monção, Manteigas, Celorico da Beira, Castelo de Vide, Évora, Mértola, Alcobaça, Lagos, Sardoal e Fornos de Algodres.

O Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, foi criado com o objetivo de promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, contribuindo para a preservação e para a expansão das nossas espécies indígenas, fomentando assim a biodiversidade da floresta portuguesa. É um objetivo que cruza de forma natural e intrínseca com a missão do Movimento Terra de Esperança.

Com a plantação destas 110 mil árvores, o movimento fica próximo de atingir um volume de 300 mil árvores plantadas desde finais de 2017. Recorde-se que no final desse ano a Galp anunciou a oferta de 500 mil árvores para plantar em todo o território português, de forma a ajudar na recuperação e na reflorestação das áreas ardidas nos fatídicos incêndios do verão de 2017.

O Movimento Terra de Esperança prevê que a última destas 500 mil árvores seja plantada em abril de 2020, dando assim cumprimento a um plano de reflorestação que envolverá, nos próximos meses, parcerias com 18 municípios e com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

No total, as 500 mil árvores oferecidas pela Galp representarão uma área equivalente a cerca de 600 campos de futebol.

 

A fundação

A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009. Tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado, sendo para orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade. Empenhada, desde o primeiro dia, no desenvolvimento de atividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da proteção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura, a fundação defende que o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essenciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade.