Palhaços D’Opital
Nilton é o novo embaixador

O humorista, escritor e apresentador português acaba de se juntar a Ruy de Carvalho, enquanto embaixador da organização de doutores palhaços.

Texto: Redação Human

 

Desde 2013 que a Palhaços D’Opital leva a arte, o trabalho e a missão dos doutores palhaços a seniores e adultos em ambiente hospitalar, a nível nacional. Depois da criação e da divulgação da nova identidade gráfica desta organização sem fins lucrativos, os motivos para sorrir continuam, com a confirmação de um novo embaixador: Nilton.

«Neste mundo egoísta em que cada um vive para as suas selfies e onde tendemos a olhar apenas para nós, é uma raridade encontrar alguém disposto a dar o seu tempo ao outro. Só isto seria mais que suficiente para me convencerem a embarcar nesta odisseia que me enche de orgulho destes palhaços, amigos e seres humanos incríveis e com uma capacidade única de dar alegria àqueles que tanto precisam», confessa Nilton. «Fico muito feliz com o convite, mas mesmo que não me tivessem convidado faria questão de estar com eles, porque o mundo é o que as pessoas fazem dele e os palhaços d’opital mostram-nos que é possível fazer sempre mais», remata o novo embaixador.

Com cerca de 135 visitas por ano, com mais de 1.500 horas em ambiente hospitalar, 15.000 pessoas alcançadas diretamente e mais de 150.000 indiretamente, a equipa de doutores palhaços é composta por artistas (clowns, músicos, atores, etc) que pretendem implementar um programa nacional, de forma a levar a arte e o trabalho do doutor palhaço a todos hospitais em Portugal.

 

A Palhaços d’Opital

A Palhaços d’Opital, fundada a 12 de fevereiro de 2013, é uma organização que leva a arte, missão e trabalho do doutor palhaço a seniores e adultos, em ambiente hospitalar, através de visitas regulares e semanais.

Neste momento estão a desenvolver o trabalho em cinco hospitais parceiros: Hospital Pedro Hispano (Matosinhos), IPO de Coimbra, Centro Hospitalar Tondela Viseu, Centro Hospitalar Baixo Vouga (Aveiro) e Hospital Distrital da Figueira da Foz.

A organização pretende melhorar a condição dos seniores em ambiente hospitalar, chamar a atenção para o facto de termos uma população cada vez mais envelhecida e que é necessário criar programas de apoio acompanhamento através de profissionais com formação e experiência nestas áreas.