Tapada de Coelheiros
Um regresso emblemático

Apenas produzidos em anos de qualidade excecional, os emblemáticos vinhos Tapada de Coelheiros Branco e Tapada de Coelheiros Tinto, dois símbolos da região do Alentejo, estão de volta. As novas colheitas já se encontram disponíveis no mercado.

Texto: Redação Human

 

A Herdade de Coelheiros, localizada em Igrejinha, no concelho de Arraiolos, produz desde 1991 alguns dos vinhos mais reputados da região do Alentejo, a partir de vinhas abraçadas por montado, pomares de nogueiras, pinhal, olival e vida selvagem. Neste habitat natural do vinho, expressa-se um verdadeiro mosaico de culturas, onde se celebra a heterogeneidade e a biodiversidade, ao longo de 800 hectares.

Atualmente, a área de vinha em Coelheiros, dividida em nove parcelas, é de 50 hectares, representando apenas 6% da área total da herdade, não deixando contudo de ser o principal foco de todas as atenções.

Entre as suas principais características é possível evidenciar uma grande amplitude de exposição solar e diferentes altitudes, solos, castas e culturas adjacentes, o que lhe confere uma paleta muito variada de vinhas, cada uma com o seu terroir inimitável.

Em 2015, Coelheiros iniciou um rigoroso processo de conversão para agricultura biológica, incluindo também várias experiências em biodinâmico e a realização de enxertias e replantações para castas mais bem-adaptadas ao clima e maioritariamente portuguesas, em mais de metade da área plantada. Com esta lógica de produção em conjunto, com a harmonia entre as diferentes culturas, Coelheiros impacta positivamente a cultura da vinha, permitindo que esta se autorregule, cada vez com menos intervenção externa.

É também esta filosofia dos novos «guardiões» do terroir de excelência da propriedade, aliada à sua escala e à longa história, que lhes tem permitido a criação de vinhos que revelam um lado fresco do Alentejo, elegância e potencial de envelhecimento, como são testemunhas os novos Tapada de Coelheiros Tinto 2015 e Tapada de Coelheiros Branco 2017.