A Talentia Software, fornecedor de soluções de gestão financeira e de recursos humanos, anunciou a sua estratégia de crescimento para os próximos três anos, através da expansão internacional e da aceleração do seu modelo SaaS (Software as a Service). Até 2022, prevê aumentar a sua faturação em 21% e triplicar as suas vendas de SaaS.
Pierre Polette, chief executive officer (CEO) da Talentia Software desde outubro de 2018, assinalou: «A comercialização da modalidade de cloud computing deverá representar mais de 30% das nossas receitas em 2022. Esperamos alcançar um total de receitas de 80 milhões de euros nessa data, o que representa um crescimento de 21% entre 2019 e 2022. A Talentia conta com todos os ativos para se converter no líder das plataformas de finanças e recursos humanos (RH) para as médias e as grandes empresas. A nossa promessa de simplificar a complexidade das finanças e dos RH destas empresas será alcançada através do modelo SaaS e de soluções unificadas, que combinem automação, inteligência artificial e bots. Vamos concentrar a nossa energia em cumprir esta promessa e acelerar o nosso crescimento orgânico internacional. Para isto, é essencial desenvolver uma rede sólida e sustentável de parceiros.»
Consolidar o posicionamento e fazer a marca rejuvenescer
O primeiro passo da estratégia a três anos da Talentia passa por consolidar o seu posicionamento. De resto, nos últimos 10 anos a empresa conheceu uma realidade de crescimento intenso e agora é o momento para rever os seus alicerces e o ADN. Por outras palavras, é necessária uma reorientação para as médias e as grandes empresas, bem como o desenvolvimento de plataformas unificadas em torno de duas áreas de negócio, finanças e RH, com base na gestão de pagamentos e na contabilidade, que são as apostas mais importantes.
O objetivo da Talentia é um: facilitar a gestão da crescente complexidade das médias e das grandes empresas em termos de finanças e RH (simplificar a complexidade).
O rejuvenescimento da marca, conseguido através do recente anúncio de uma marca única com uma nova identidade visual, mais jovem e dinâmica, é um passo essencial da estratégia de transformação da Talentia.
Uma nova equipa de gestão rodeia Pierre Polette e também representa um passo mais na transformação do grupo, com quatr nomeações recentes: Philippe Perier, Claude Lesterlin e Béatrice Piquer.
Desenvolvimento de negócios internacionais
Embora esteja estabelecida no sul da Europa há muitos anos, a Talentia quer não apenas fortalecer a sua posição nesse território, mas também desenvolver outros, principalmente Alemanha, Suíça e Canadá, onde o grupo abriu delegações recentemente. Hoje em dia, o negócio internacional representa já 30% da faturação da Talentia. O desafio consiste em duplicar esta representatividade e aumentá-la para 60% da receita fora de França até 2022.
Para tal, a Talentia prevê um aumento de 15% da sua força de trabalho até 2022, de modo a reforçar as suas equipas de Vendas, Marketing e Inovação e Desenvolvimento (I&D).
Plataformas unificadas e completas para finanças e RH
A grande força da Talentia está na gestão da crescente complexidade das funções de RH e finanças, perante os novos desafios económicos, estruturais e do meio ambiente.
O desafio de desenvolver plataformas integradas, completas e inovadoras de finanças e RH permite que as médias e as grandes empresas beneficiem de soluções all in one, que lhes permitem otimizar os seus processos de negócio e gerir a sua atividade com base em dados confiáveis e com um sistema de referência comum.
Foram desenvolvidas duas plataformas com serviços de valor acrescentado, adaptadas à problemática específica das médias e grandes empresas:
– a plataforma HR, composta por soluções de folha de pagamento, core HR e gestão de capital humano (HCM):
– a plataforma FINANCE, composta pela gestão contabilístico-financeira, pela gestão dos rendimentos, pela consolidação e pela gestão de fecho do mês.
Desenvolver o ecosistema de parceiros integradores
Por último, o crescimento da Talentia até 2022 irá exigir o desenvolvimento do ecossistema de parceiros internacionais, principalmente integradores e empresas de consultoria com o enfoque estratégico no seu negócio principal: conceber soluções de software de RH e finanças para as empresas de média dimensão.