Pós-graduação «Comunicação em Saúde Pública»

Tendo em vista incrementar a eficácia da comunicação de profissionais em contextos de saúde, a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP) vai promover em Lisboa uma pós-graduação em Comunicação em Saúde Pública.

Entre o corpo docente, destaca-se a participação de especialistas da Direção Geral de Saúde (DGS), da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que irão colaborar com docentes das áreas de Ciências da Comunicação, Ciências Psicológicas e Ciências da Saúde da FCH-UCP.

Nelson Ribeiro, diretor da FCH e coordenador científico desta nova formação, assinala: «Uma comunicação eficaz para e com os cidadãos permite a prevenção de riscos, o incremento da literacia e da numeracia em saúde e a escolha de conteúdos, formatos e canais adequados aos seus públicos. Através desta pós-graduação, os participantes poderão apreender as diversas técnicas e os diversos instrumentos de comunicação existentes e tomar conhecimento da forma como os devem aplicar eficazmente em contexto profissional.»

Por sua vez, Rui Gaspar, coordenador executivo da pós-graduação, complementa: «A comunicação implica o dever de ouvir, de envolver os cidadãos, de adequar a comunicação aos seus interlocutores. O comunicador deve assegurar que o cidadão compreende e interpreta corretamente a informação transmitida.»

Com início já a 26 de setembro, o curso destina-se a profissionais que tenham ou pretendam ter uma relação de proximidade com os cidadãos, tais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), polícias, bombeiros, profissionais de proteção civil, jornalistas ou comunicadores de ciência em saúde, entre outros.

As candidaturas encontram-se abertas. Mais informações aqui.